Programa de Eficiência Energética Celesc 

O Programa de Eficiência Energética Celesc (PPE Celesc), regulamentado pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, tem o propósito de incentivar o desenvolvimento de medidas de eficiência energética e o combate de desperdício de energia elétrica. E a Univille, em parceria com a Celesc, implementaram algumas mudanças em nossas unidades. 

Segundo o professor Gean Cardoso de Medeiros, Pró-Reitor de Infraestrutura, afirmou que o projeto de eficiência energética traz um significado muito forte para a Universidade, não só pela convergência que ele possui com a missão da Univille, mas também pela economia gerada pela instituição. 

O projeto viabilizou a instalação de placas de energia fotovoltaica na Unidade Centro e Unidade São Francisco do Sul. Na Unidade de São Francisco do Sul também foi realizada a eficientização das luminárias internas e externas. O Pró-Reitor Gean finaliza afirmando acreditar que com esse projeto, essas duas unidades estarão em um outro patamar, servindo de exemplo na questão de eficiência energética. 

Todas as lâmpadas antigas foram substituídas por lâmpadas de LED, que além de proporcionarem uma melhor iluminação e gastando menos, além de possuírem uma vida útil maior em comparação com as outras lâmpadas. Além disso, foram realizados palestras e treinamentos com os funcionários para disseminar a cultura da utilização correta dos equipamentos.  

O Reitor, professor Alexandre Cidral, afirmou que a eficiência energética está relacionada a um dos temas centrais da identidade institucional, que é a sustentabilidade socioambiental. Além disso, ele destacou que a FURJ, Univille e o Inovaparq têm uma história de construção de conhecimento no âmbito do ensino, pesquisa e extensão voltadas para essa temática da sustentabilidade socioambiental, e participar deste programa de eficiência reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável em que estamos inseridos. 

Além disso, o programa vai proporcionar uma redução do consumo de energia nas instalações da Universidade, e poderá se constituir como um exemplo prático junto à comunidade acadêmica, de ações em prol do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade socioambiental. Por fim, o Reitor afirmou ser uma grande satisfação participar deste programa em parceria com a Celesc. 

Confira o vídeo com todas as informações deste programa no vídeo a seguir: