Professora da Univille participa de curadoria e dará curso para professores sobre Schwanke

O Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (MAC Schwanke) e a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew ampliaram o prazo de visitação da exposição “Schwanke: Sonetos” até o dia 25 de fevereiro de 2022.  Além disso, no dia 15/12 ocorrerá um curso voltado aos professores entre 8 e 11h e, à tarde, entre 13h e 16h, onde será distribuído um material de apoio pedagógico. O primeiro momento está sob o encargo da pesquisadora, professora e doutora em artes visuais Alena Marmo, que fala sobre “Schwanke: Trajetória e Produção de Arte”; e, no segundo, a pesquisadora, professora e mestre em educação Letícia Mognol aborda o tema “Experimentos Poéticos com Sonetos Visuais no Contexto da Escola”. Não há a necessidade de inscrição. É chegar e participar.

Schwanke: Destaque é uma ação do MAC Schwanke criada em 2018 que valoriza o acervo e possibilita o seu acesso de forma contínua. A cada edição anual, um pesquisador, curador ou crítico de arte é convidado para entrar na reserva técnica e propor um recorte de trabalhos à luz de um novo olhar e conceito com o propósito de destacar algo singular capaz de provocar uma discussão em relação à poética do artista, à história da arte ou ao contexto contemporâneo.

A curadoria educativa do MAC Schwanke está sob a responsabilidade das professoras Alena Marmo, Leticia Mognol e Nadja de Carvalho Lamas. A primeira ação da curadoria educativa, na noite de abertura da mostra, foi uma palestra com a curadora Maria Amélia Bulhões. Agora, no formato de palestra e oficina, elaborada especialmente para professores, o encontro do dia 15 de dezembro, propõe discussões sobre como trabalhar em sala de aula partindo de obras em exposição e do pensamento artístico de Luiz Henrique Schwanke, além de diálogos sobre a Base Nacional Comum Curricular e o ensino da arte.

Franzoi, coordenador da Galeria Municipal de Artes Victor Kursancew e coordenador da Escola de Artes Fritz Alt, vê como uma honra receber a exposição “Sonetos”, com curadoria da renomada professora, pesquisadora e crítica de arte Maria Amélia Bulhões. “Um dos pioneiros na arte contemporânea em Joinville, ícone de contemporaneidade, Schwanke sempre surpreendeu pela inovação e sagacidade em dialogar com o presente. Sua obra é atemporal.” Por fim, diz estar convicto que será significativo para a formação artística dos alunos e para contribuir com o desenvolvimento da arte e da cultura de Joinville e região.

Curadoria: Maria Amélia Bulhões

Curadoria educativa: Alena Marmo, Leticia Mognol e Nadja Lamas

Fotografia: Daniel Machado

Design: Fernanda Pozza da Costa