O Hackathon é basicamente um acelerador de ideias, com o objetivo de estimular o pensamento, o planejamento e a execução de projetos com inovação encontrando uma solução para um problema. 

Equipes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Química da Univille participaram do desafio Hackathon Univille X Selbetti, que aconteceu do dia 28/10 a 20/11 de 2021. 

Cada participante inscrito recebeu um “kit resíduo” com amostras dos cartuchos de toners da empresa Selbetti e ao final da jornada duas equipes se classificaram. 

Foram mais de 40 dias de estudo desde o lançamento do desafio até a grande final aconteceu no último sábado, dia 11/12, onde os estudantes puderam apresentar suas propostas para uma banca avaliadora, formada por Rafael Guimarães, egresso do curso de Eng. Ambiental e Sanitária, Mauro Edson da Silva Júnior, egresso do curso de Eng. Química, Professora Noeli Sellin (Univille) e Alessandra Gesser (Selbetti). 

O projeto vencedor, intitulado como “Transformando os resíduos da Selbetti em Energia”, dos estudantes Daiane, Adriele, Débora e Midian. 

E outra equipe, formada pelos acadêmicos Enzo, Maria Clara, Israel e Tainara também apresentou uma ideia muito criativa com o projeto “Utilização do fungo do gênero Pleurotus para destinação de resíduos de pó de tinta encontrados em toners.” 

Os membros do 1º lugar receberam bicicletas elétricas e para o 2º lugar receberam como premiação bolsas para cursos de qualificação profissional da Univille, além de um benefício em dinheiro.  

Os objetivos deste projeto foram alcançados com êxito: 

  • Aproximar Universidade e Empresa para juntos buscar soluções a problemas reais 

  • Potencializar a contribuição dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Química à sociedade; 

  • Aumentar a sinergia dos cursos, acadêmicos e docentes e egressos com a realidade do mercado e da região; 

  • Promover a integração e motivação dos discentes; 

  • Desenvolver soluções práticas que empreguem os conhecimentos explorados em sala de aula. 

 

Parabéns a todos que participaram deste importante desafio para a formação dos estudantes, conectando-os com os desafios do mercado e a responsabilidade socioambiental

Sucesso!