Em franca expansão na maior cidade de Santa Catarina – Joinville - eixos profissionais relacionados à cultura criativa abrem novas possibilidades de negócios na cidade, que vem se transformando em referência nacional na produção de conteúdos relacionados às artes, ao audiovisual e à comunicação. As produções cinematográficas e audiovisuais ganharam destaque, junto com a valorização da produção de conteúdo para qualquer negócio que queira se manter competitivo no mundo atual.

“Dezenas de filmes de documentário e ficção passaram a ser produzidos na cidade, desenvolvendo e reforçando o patrimônio cultural de Joinville em registros cinematográficos e na geração de conteúdo de entretenimento. Além disso, a comunicação audiovisual dentro de empresas e serviços têm se mostrado cada vez mais necessária e acessível. Nesse contexto, houve forte crescimento da demanda por profissionais de arte, cultura e comunicação”, explica Brian Hagemann, da equipe responsável pelo projeto de criação do curso na Univille, mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná e professor na Univille nos cursos de Design de Animação, Design Gráfico, Fotografia, Artes Visuais e Publicidade e Propaganda.

O cenário atual motivou a Universidade a ampliar as graduações nas áreas de comunicação. Uma das novidades recém-lançadas é o curso de Cinema e Audiovisual, Jornalismo e Relações Públicas completam a lista de lançamento de novos cursos da área na Universidade em 2020, criados com incorporação de inovações pedagógicas e curriculares como disciplinas compartilhadas, matriz curricular flexível e semestral, curricularização da extensão e metodologias de ensino e aprendizagem diversificadas.

As produções cinematográficas e audiovisuais, segundo o professor, experimentam um impulso adicional na atualidade por conta da evolução tecnológica digital de captura de imagens e sons, que baratearam muito os custos de produção. “A prestação de serviços remotos pela internet banda larga tem ajudado a descentralizar a produção audiovisual nacional, culturalmente associada ao eixo Rio-São Paulo. Produtoras de audiovisual começaram a se estabelecer em Joinville para prestar serviços de criação de conteúdo para empresas e instituições locais e de outras regiões”, enfatiza.

“Para além de suprir a demanda de mão-de-obra, o curso Cinema e Audiovisual é necessário também para desbravar novos horizontes, prestando serviços através da extensão universitária e da pesquisa; para ajudar na sua constante evolução e reflexão, nos preparando para um mundo que cada vez mais se comunica, se identifica e se desenvolve através das imagens em movimento”, completa.

Jornalismo

A profusão de notícias falsas e a desinformação decorrente delas, acusadas de influenciar até mesmo eleições, reforçam a relevância do jornalismo para combater ameaças tão devastadoras à democracia. São desafios da atualidade que, somados ao avanço das mídias digitais, da transmídia e do empreendedorismo digital, demandam dos profissionais da área grande capacidade para inovar em um mundo com transformações cada vez mais rápidas. É nessa linha de formação que contempla o projeto do curso de Jornalismo da Univille.

Além de incorporar inovações pedagógicas e curriculares, o curso tem como diferencial foco em mídias digitais, convergência e empreendedorismo, o que permite o desenvolvimento de projetos em WEB rádio e WEB TV.  “A produção digital em constante crescimento exige do mercado atual jornalistas com senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português, de técnicas de redação e de softwares de edição de textos e de imagens, além de novas ferramentas na web”, enfatiza Silvio Simon, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Univille e presidente Núcleo de Marketing da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O profissional, completa, também pode ocupar o amplo espaço atual como produtor de conteúdo, seja em ambientes virtuais, em canais próprios ou mesmo em espaços organizacionais, nas áreas de comunicação institucional.

Relações Públicas (RP)

Profissão muito valorizada nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Japão e capaz de ocupar espaços importantes no cenário da comunicação organizacional no Brasil, atividades de relações públicas buscam garantir mais eficiência nas diversas formas de comunicação de uma organização e costumam ser um dos principais investimentos aplicados por empresas estrangeiras antes mesmo de iniciar atividades em outro país, inclusive no Brasil.

O motivo é seu papel estratégico: gerir as relações entre organizações e seus públicos (comunidade, consumidor, funcionários, sindicatos, fornecedores, órgãos públicos etc.), com o objetivo de construir e preservar imagem e reputação. Gerenciamento de crises, marketing de conteúdo e assessoria de comunicação são algumas das principais atribuições do profissional de relações públicas. Na Univille, a matriz curricular do curso, além dos componentes exigidos pelo MEC, contempla componentes associados ao empreendedorismo e inovação e aceleração de ideias inovadoras.

É uma profissão indispensável paras as empresas cuidarem de sua presença digital e, principalmente, do que as pessoas falam sobre as organizações nas redes.”, destaca Henrique Budal Arins, da equipe responsável pela elaboração do projeto, doutorando em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille e professor na Univille do curso de Publicidade e Propaganda.

Segundo ele, o mercado de atuação é amplo, seja na comunicação de grandes companhias ou na imagem pessoal de celebridades, influenciadores e profissionais liberais. Abrange desde a atuação na comunicação interna das empresas, cuidando da cultura e clima organizacional, até na comunicação de sustentabilidade das empresas, uma área de alto crescimento.

Além de grade atualizada orientada às estratégias de comunicação digital, o professor aponta como pontos fortes do curso na Univille a ligação das disciplinas com projeto, o que facilita o entendimento do conteúdo e vivência do estudante, e a estrutura da Universidade para dar suporte ao aprendizado, como agência de comunicação e incubadora de negócios.

(foto Austin Distel).