A pandemia da Covid-19 e o forte impacto socioeconômico dela decorrente colocaram em evidência os serviços humanos no bem-estar da sociedade e o serviço social internacional. A experiência com o enfrentamento global da doença reforçou como prioritária a questão, que em março vai ser assunto de debate em um evento internacional - o Human Service Week 2021, promovido pela Universidade Evangelische Hochschule Nuremberg (EVHN), da Alemanha. A EVHN mantém parceria com a Univille, que vai participar do encontro virtual, com sessões marcadas para 29 a 31 de março. A proposta é trazer um olhar mais humano e abordar a temática dos pontos de vista público e corporativo.

Segundo a Assessoria Internacional da Univille, as discussões do Human Service Week 2021 serão feitas em duplas de professores estrangeiros, fazendo um matchmaking, e são destinadas principalmente a estudantes do Bacharelado e do Mestrado em Human Services, da EVHN.

No caso da Univille, será um trio, formado pela professora Jurema Tomelin (Comércio Exterior/Administração), o professor Victor Aguiar (Publicidade e Propaganda/Mestrado Profissional em Design) e o professor Uwe Kaspers, da EVHN. Eles vão debater os aprendizados com a pandemia no gerenciamento de crise, nos âmbitos pessoal e profissional. A sessão vai acontecer no dia 31 de março, às 10h pelo horário de Brasília.

Uwe Kaspers abre a discussão abordando o comportamento humano frente às dificuldades/crises e traz sugestões de como superar estes desafios no âmbito pessoal. Na segunda parte, Jurema Tomelin fala sobre gerenciamento de crises no âmbito organizacional “Vou compartilhar experiências de uma grande empresa exportadora de Blumenau do ramo metalúrgico. Mostrar exemplos de crises vivenciadas pela empresa nos últimos anos, a necessidade de reavaliar estratégias, como mobilizar os times, como tomar as decisões e reconhecer os aprendizados”, explica ela. O professor Victor Aguiar arremata o tema compartilhando reflexões sobre o gerenciamento de crises no âmbito profissional.

A programação completa do Human Service Week 2021 pode ser conferida no aqui: https://www.human-service-week.org/