A Univille terá participação no Diálogo Nobel Brasil, evento organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), que acontece nesta quarta-feira, das 10h às 13h30, e vai reunir estudantes e os ganhadores do Prêmio Nobel. A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente da Universidade, Juliana Bustamante, foi a única estudante catarinense a ser selecionada para participar da programação. A ABC recebeu mais de 170 candidaturas de estudantes de todo país para participação no evento.

O Diálogo Nobel Brasil é um encontro que tem o objetivo de promover a discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico, principalmente em tempos desafiadores como o mundo vem enfrentando. Por isso, é a oportunidade de compartilhar e absorver conhecimento. “A minha expectativa é mais pelo conhecimento, por ouvir, ao vivo, uma pessoa que ganhou o prêmio máximo da ciência. E essa oportunidade de a gente dialogar é muito interessante. Então, a expectativa é mais da curiosidade, de ouvir, do conhecimento, de troca”, destacou Juliana.

A participação de Juliana será na mesa-redonda com a nobelista May-Britt Mose, cientista que ganhou o Prêmio Nobel em 2014 e ficou conhecida por desvendar dados sobre o funcionamento da mente ao descobrir células que formam um sistema de posicionamento no cérebro humano. A doutoranda explica que a diversidade do evento e dos momentos de trocas, como o da mesa-redonda, pode ser uma nova oportunidade de criar uma nova rede de contatos e colaborar com suas pesquisas.

O trabalho de pesquisa do doutorado de Juliana é relacionado às mudanças nos manguezais de Joinville e as percepções da comunidade, mais especificamente no bairro Boa Vista, zona Leste da cidade. Além disso, ela vai analisar o impacto da utilização dos espaços dos manguezais e o uso dos recursos disponibilizados pelo ecossistema.

O evento será transmitido ao vivo e você pode acompanhar aqui.