O professor Daniel Machado, do curso de Fotografia da Univille, teve duas fotos selecionadas na 14ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo. As imagens registraram a rotina de uma família de agricultores da Estrada da Ilha, em Joinville, durante os trabalhos na lavoura de mandioca.  

Segundo o professor, o processo das fotos aconteceu em etapas. Ele estava passando pela Estrada da Ilha, na região Norte da cidade, e viu a família na plantação e decidiu fazer contato. “Expliquei a proposta da série e, como eles já estavam indo para casa, combinamos um outro momento para fazer as fotos da colheita, o que aconteceu na semana seguinte, numa madrugada às 5h da manhã”, lembrou Daniel.

Daniel deixou o contato para acompanhar as outras etapas do processo de cultivo e, meses depois, registrou o plantio da nova safra. O momento foi desafiador porque o fotógrafo teve a companhia de um nevoeiro persistente que quase adiou os planos de registrar os agricultores, mas Daniel continuou no local e conseguiu fazer o registro.

Foi a primeira participação no prêmio e o resultado foi motivo de muita alegria. “Ter sido selecionado é para mim uma confirmação de que o trajeto que escolhi para minha fotografia está correto. É uma honra ter sido selecionado em um prêmio onde vários fotógrafos que admiro e que são referência também já foram premiados”, destacou.

Você pode conferir as fotos aqui.