A comunidade conheceu a proposta da prefeitura de Joinville para levar inovação, empreendedorismo e criatividade à região central da cidade. No evento Insilico, promovido pelo Inovaparq, na última quarta-feira, a equipe da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) apresentou o plano e as principais referências deste modelo de projeto em outras cidades do Brasil e do mundo.

A professora Patrícia Areas, vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, mediou o bate-papo que reuniu muita informação sobre o patrimônio histórico da região central os aspectos relacionados ao projeto. Por isso, o projeto do Distrito Criativo tem na sua proposta ouvir e convidar os diversos setores da sociedade para participar.

O Reitor da Univille, professor Alexandre Cidral, reforçou que a experiência da instituição na pesquisa e extensão, em diversas áreas do conhecimento, pode colaborar com o projeto. “Além disso, por meio do Inovaparq, podemos contribuir com consultoria e assessoria em inovação e empreendedorismo de base tecnológica, em negócios e em empreendimentos sociais. Estas contribuições da Univille e do Inovaparq estão sintonizadas com a missão e a visão de nossa Instituição que estão comprometidas com o desenvolvimento humano e a sustentabilidade socioambiental do município de Joinville”.  

O Diretor do Inovaparq, professor Marcelo Leandro de Borba, destacou que o parque de inovação tecnológica tem na sua característica a interação com o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Joinville. O professor lembrou que a inclusão de espaços, como o Distrito Criativo, é uma tendência mundial. “E trazer a discussão sobre o projeto para os vários setores do ecossistema, demonstra o amadurecimento do poder público, em temas de impacto para a cidade”.

O evento na íntegra pode ser assistido no canal Univille Play.