O Inovaparq e um grupo de empresas da área de internet das coisas lançam o IoT Live LAB na próxima segunda-feira, dia 31/05, às 10 horas. No espaço, será disponibilizado um observatório ao vivo para as soluções que estarão sendo implementadas e instaladas na infraestrutura do campus com as soluções de IoT que podem ser aplicadas para projetos de cidades inteligentes, energia, telecomunicação, meio ambiente, indústria 4.0, saúde, logística, agronegócio e ciência de dados aplicando ferramentas e metodologias de Inteligência Artificial e Ciência de dados.

Dentro do IoT Live LAB será disponibilizado link público com dados abertos "Open Data", para que a comunidade acadêmica, em especial os cursos de Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Ciências de Dados, possam utilizar essas bases de dados para suas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Desta forma, os estudantes podem aplicar a utilização de todo o potencial que os dados podem gerar para criar novas soluções, com base em processos e metodologias das técnicas das ciências de dados confluentes com as tecnologias de IoT (Internet das Coisas), para que os resultados possam ser replicadas em larga escala com objetivos de  gerar impactos positivos para sociedade.

A Univille consolida-se como importante animador da abordagem da Hélice Tríplice, que foi desenvolvida como um conceito ex-post, refletindo a realidade dos países desenvolvidos onde a inovação tem sido associada com setores baseados em atividades de P&D.

A inovação neste âmbito é compreendida como resultado de um processo complexo e dinâmico de experiências nas relações entre ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento nas universidades, nas empresas e nos governos, em uma espiral de “transições sem fim”.  Além disso, o IoT Live LAB tem total aderência ao Plano Nacional de Internet das Coisas, que dispõe sobre a Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação Máquina a Máquina e Internet das Coisas.