A Associação das Fundações Educacionais (Acafe) lançou nesta semana a Plataforma das Instituições Comunitárias (PIC). O evento de lançamento reuniu as equipes da Acafe, das Universidades Comunitárias, poder público e instituições parcerias. A plataforma será um ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização das ações das instituições de ensino superior que fazem parte do sistema Acafe.

Desenvolvida para buscar e atender as demandas e desafios apresentados pela transformação digital e que são acompanhados na economia e na sociedade, a PIC vai ser um espaço para que estes desafios possam ser solucionados utilizando as iniciativas, ações e projetos das Universidades Comunitárias de Santa Catarina.

O diretor do Inovaparq, professor Marcelo Leandro de Borba, explica como a Univille e o Inovaparq auxiliam na construção de um novo espaço para auxiliar as comunidades na busca por soluções e que aumentam a notoriedade do ensino, da pesquisa e da extensão das instituições comunitárias.

“A Univille/Inovaparq participa da iniciativa, apoiando aplicação da pesquisa inicial de diagnóstico realizada junto ao empresariado de Joinville e o poder municipal com o objetivo de entender as demandas da região. A próxima etapa será a de consolidação dos dados e da busca do aumento da sinergia entre as IES do sistema Acafe”, destacou.

A Plataforma das Instituições Comunitárias foi apresentada nos encontros realizados com secretários do Governo do Estado e deputados (as) da Assembleia Legislativa, em Florianópolis, na última quarta-feira (16/06). O presidente da Acafe, professor Aristídes Cimadon, destacou que a PIC é uma das formas de reinvenção das instituições comunitárias neste período de pandemia, mas, também, um modelo integrador que caminha na vocação de auxiliar as pessoas das comunidades onde as Universidades estão inseridas.

As Universidades Comunitárias de Santa Catarina realizaram, só em 2020, mais de 417 mil atendimentos à comunidade em diversos serviços nas áreas da saúde, educação, jurídica e de tecnologias. Além disso, as instituições do sistema Acafe congregam mais de 473 empresas incubadas, fazendo a ponte entre as Universidades e o ecossistema de inovação e empreendedorismo, como é o caso do Inovaparq da Univille.