Foto: Paulo de Araújo

O Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba-PR, apresenta a exposição “Schwanke, uma Poética Labiríntica” até o dia 01/08. A mostra reúne 400 trabalhos do artista joinvilense Luiz Henrique Schwanke (1951-1992) e tem a curadoria educativa das professoras da Univille Alena Marmo Jahn e Nadja de Carvalho Lamas. Schwanke produziu mais de cinco mil obras entre pinturas, instalações, desenhos e esculturas.

A professora Alena Marmo Jahn explicou que a expectativa é grande e traz o sentimento de felicidade pela importância do artista no cenário nacional e internacional. Alena pesquisa a obra do artista há 20 anos e, atualmente, é diretora cultural do Instituo Schwanke. Além do estudo, da pesquisa e investigação das obras do artista, Alena e Nadja têm o objetivo de promover a valorização e difusão dessas obras do artista, que foi muito importante para a história da arte nacional e internacional.

“Ela [a exposição] está em um dos melhores espaços de um dos museus mais importantes do país, que é o Olho. Artistas bem importantes estiveram naquele espaço que está ocupado pelo Schwanke agora. Isso é muito bacana e contribui bastante para que os olhares estejam voltados para a obra dele, com a atenção e admiração que as obras merecem”, enfatiza Alena.

A professora Alena destacou que a exposição vai ser uma oportunidade para que as pessoas que querem conhecer ou já estudam as obras do artista, pois grande parte do acervo de Schwanke ainda está com sua família. A exposição no MON é uma forma de centralizar, mas, também, de compartilhar o conhecimento com os demais pesquisadores e artistas de vários lugares.

Integração de ideias para ampliar o conhecimento

A curadoria educativa da exposição, pensada e desenvolvida em conjunto com a equipe técnica do museu, foi essencial para criar uma conexão ainda maior entre as obras e o público que visita o museu. Um QR Code está disponível em cada obra apresentada nos núcleos da exposição criando uma janela de aprofundamento, como explicou a professora Alena, onde críticos, artistas, amigos ou familiares de Schwanke falam sobre a obra e trazendo outras informações sobre o artista joinvilense.

Além das janelas, as professoras Alena e Nadja também exibem o documentário “Schwanke”. Produzido por elas, dirigido pelo professor Brian Hagemann,do curso de Cinema e Audio Visual da Univille, o documentário resgata e narra a vida e a trajetória do artista joinvilense. Mais uma oportunidade de ampliar e aprofundar os olhares sobre todos os trabalhos expostos, mas, também, é uma forma para que cada visitante entenda como essas obras nasceram e suas complexidades.

A proposta de criar o documentário também foi um desafio devido ao momento da pandemia em nossa sociedade. Na impossibilidade de realizar as entrevistas presenciais, as professorasencaminharam aos entrevistados as perguntas e as orientações de como esses depoimentos poderiam ser gravados a partir de instruções de captação do professor Braian. Ao receberem os depoimentos, o roteiro do documentário passou a ser construído a partir da análise das entrevistas. Uma produção a distãnica, mas que deixou toda equipe feliz com o resultado e com a participação dos entrevistados no processo de autocaptação das imagens. 

 

Sobre o artista

Nasceu em Joinville, em 1951. Formado em comunicação social, viveu 15 anos em Curitiba (PR), onde ampliou conhecimentos e práticas em torno das artes visuais em favor de um pensamento inquieto e quase obsessivo sobre questões do claro-escuro. Dono de uma produção impactante que não se sujeita a uma única rotulação, conduz a carreira com profissionalismo, potencializa o saber jornalístico em seu próprio proveito, faz viagens internacionais de estudos, lê teóricos fundamentais. A partir de meados de 1980, quando volta a morar com a mãe Maria Francisca, em Joinville, dilui as fronteiras entre centro e periferia, demonstra que em movimento é possível estabelecer articulações potentes e obter reconhecimento nacional. Seu nome está inscrito na história da arte brasileira.

Serviço

O quê: Mostra “Schwanke, uma Poética Labiríntica”;
Quando: Até 01/08/2021;
Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON) - rua. Mal. Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba (PR), tel: (41) 3350-4400;
Quanto: R$ 20/R$ 10 (professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; pessoas com deficiência; titulares da ID Jovem; portadores de câncer com documento); Realização: Museu Oscar Niemeyer (MON) e Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (MAC Schwanke).