Nesta quarta-feira (16/06), a vice-reitora da Univille, professora Therezinha Maria Novais de Oliveira, participou de reuniões e encontros em Florianópolis. A iniciativa, promovida pelo Sistema Acafe, teve o objetivo de compartilhar a importância das Universidades Comunitárias em todo o Estado. Reitoras, reitores e equipes das instituições de ensino superior compartilharam as principais iniciativas de suas instituições e as contribuições dos serviços, pesquisas e atividades de extensão para as comunidades.

No início da manhã, representantes das Universidades realizaram o primeiro encontro com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano José Buligon, que reforçou o exemplo do Sistema Acafe para Santa Catarina, atuando pelo desenvolvimento educacional e tecnológico das cidades da região onde as Universidades estão inseridas. Buligon reafirmou o compromisso e parcerias com as universidades comunitárias de todas as regiões para fomentar as iniciativas sustentáveis e de inovação. O secretário também conheceu a Plataforma de Integração das Comunitárias.

O encontro também recebeu o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, para falar sobre as inciativas realizadas pela Fundação em parceria com as instituições do Sistema Acafe. Fábio lembrou que a Fundação aumentou a aproximação com toda sociedade catarinense, principalmente com o trabalho realizado pelas universidades do sistema nas pesquisas e ações de desenvolvimento realizadas nas regiões. O presidente da FAPESC reafirmou que novas parcerias poderão ser desenvolvidas com os programas de mestrados, doutorados e pós-doutorados, além de novas iniciativas como os prêmios de pesquisa e de iniciação científica.

Aproximação com o poder Legislativo estadual

Já na Assembleia Legislativa, a comissão da Acafe se reuniu com deputados e deputadas para apresentar a representatividade das instituições de ensino nas cidades e a importância do apoio dos parlamentares na defesa das Universidades Comunitárias e no fomento aos incentivos como o UniEdu, que possibilita aos estudantes a continuidade nos estudos e na devolutiva de serviços para as comunidades onde as instituições estão inseridas.

A comissão da Acafe acompanhou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades, coordenada pelo deputado estadual Rodrigo Minotto. A comissão tem o objetivo de incentivar que o Executivo cumpra o Artigo 170 da Constituição, que prevê a destinação de bolsas de estudos aos estudantes carentes do Estado.  Minotto pontuou a importância da iniciativa para a educação catarinense.

“Nós queremos cada vez mais trabalhar com essa política pública porque nós sabemos o quanto é importante. É importante para as universidades, é importante para os alunos que são beneficiados com isso e esse é o nosso grande objetivo da fazer isso acontecer. E de sermos, realmente, parlamentares a serviço da nossa comunidade catarinense”, destacou.

A vice-reitora da Univille, destacou que apoiar os investimentos em bolsas e apoiar as Universidades Comunitárias é um projeto de visão e que desenvolve todas as regiões de Santa Catarina.

“As bolsas são muito importantes para os nossos alunos. Mas, além da formação que engrandece o nosso Estado, está aí todo esse processo de desenvolvimento que essa formação traz na área da saúde, nas engenharias, na área jurídica, na formação de professores. Nós temos uma formação diferenciada, não há dúvida nisso”, enfatizou Therezinha.

Fortalecimento das parcerias com a Secretaria da Educação

No final do dia, o encontro foi o Secretário Estadual da Educação, Luiz Fernando Vampiro. O grupo de representantes das Universidades agradeceu e reforçou a parceria e o apoio da Secretaria com as instituições comunitárias do Estado. Vampiro ressaltou o trabalho realizado nas regiões onde as Universidades estão inseridas e o compromisso do governo do Estado em reforçar as parcerias em projetos que auxiliem, principalmente, as escolas da rede estadual de educação, inserindo os estudantes para desenvolver soluções em diversas para as unidades em diversas áreas dentro do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – PROESDE. A proposta está em desenvolvimento e deverá ser apresentada nos próximos dias.

Visita ao Tribunal de Contas do Estado

A equipe Acafe também visitou o Tribunal de Contas do Estado para conhecer o Projeto TCE Escola. Um conjunto de ações do TCE/SC na fiscalização financeira, orçamentária e da execução das políticas dos planos nacional, estadual e municipais de educação. Durante o encontro, o grupo Acafe sinalizou o interesse em integrar as Universidades aos trabalhos realizados pelo TCE.