Aconteceu nesta semana, a assinatura de contrato de co-titularidade do projeto Renovador de Ar desenvolvido no Mestrado Profissional em Design da Univille, a parceria entre a Fundação Educacional de Joinville - FURJ  com o aluno inventor da ideia, Osny do Amaral Filho e orientação dos docentes João Eduardo Chagas Sobral e Danilo Corrêa Silva. O projeto foi iniciado por Osny, e a partir do Mestrado aqui na Univille foi finalizado. Sendo que a análise de potencial inovador foi identificada pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia – Agitte e financiada pelo projeto aprovado junto a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) no Edital 14/2019.

“Me sinto muito grato por isso e honrado por ter a Univille participando desse projeto e de ter tido a chance de trazer uma patente para a Univille, isso que eu acho muito importante. Geramos dentro da Univille um estudo, criamos uma inovação e nos transformamos numa patente de invenção pela Universidade” comenta, Osny.

O projeto

O projeto tem a finalidade de gerar a troca do ar interior das salas/ambientes fechados através de um equipamento monobloco de ventilação. Com isso, o ar tem uma qualidade maior e pode auxiliar e muito na saúde das pessoas. A intenção é patentear e buscar recursos para a fabricação de renovadores, a fim de torná-lo comerciável.