A Universidade realizou no último ano uma série de obras de reestruturação, readequação e modernização nos campi e unidades, com foco principalmente em melhorias nos ambientes administrativos, em laboratórios e nos espaços destinados a professores e acadêmicos. Vários ambientes ganharam novos equipamentos e alguns mudaram o layout ou passaram por ampla reforma, como a Central de Relacionamento com o Estudante (CRE), a Central de Atendimento Acadêmico (CAA) e o Juizado Especial Cível, no campus de Joinville. O investimento ficou próximo de R$ 5 milhões.

A acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo Isabelle Pinho de Macedo desenhou o novo layout da CRE, durante estágio no setor Patrimônio da Universidade. A proposta, segundo ela, foi criar um fluxo para as pessoas que procuram atendimento no setor, além de proporcionar um conforto maior através de uma recepção com identidade visual alegre.

A CAA foi readequada com a criação de uma copa e sala de reunião, setorização das telefonistas e mudança das mesas de trabalho, além de isolamento acústico, entre outras obras. A reforma possibilitou melhorar o fluxo dos processos administrativos e gerou mais conforto aos empregados.

No Juizado Especial Cível, além da substituição de divisórias nas salas de atendimento e readequação da recepção, foram criadas uma sala de audiência com isolamento acústico para transmissão audiovisual, uma sala de professores compartilhada e uma copa. Com pintura nova, climatização e revisão geral nas instalações elétricas, o espaço ganhou também bancadas novas com computadores para uso dos estudantes. O Juizado busca solucionar conflitos com rapidez e informalidade, por meio de conciliações e acordos entre as partes.

Outro espaço da área de Direito, o Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ), também passou por mudanças, entre elas isolamento acústico, painel em vidro para sala de coordenação, criação de sala do responsável e remodelação das bancadas de atendimento ao público. No EMAJ é onde ocorre boa parte das práticas jurídicas do curso de Direito, que presta atendimento à comunidade, consultorias, conciliações, ajuizamento eletrônico de ações junto aos fóruns da Justiça Estadual e Federal e atendimento ao imigrante em parceria com a Policia Federal.

O espaço onde funciona o Diretório Central dos Estudantes no campus de Joinville também foi completamente remodelado, come readequação da área para garantir mais conforto aos acadêmicos que usam os serviços da entidade. O espaço ganhou pintura nova, reforma dos móveis, revestimento novo dos pufes, películas nas janelas e revisão das instalações elétricas.

Na Unidade de São Francisco do Sul, foram construídas duas novas salas para o curso de Biologia Marinha, totalmente equipadas com móveis, climatização, instalações elétricas e comunicação. O espaço externo passou por reformulação, com ampliação da área de paver, onde planeja-se criar uma área de lazer.

Mudança de local e novos leiautes

Vários setores importantes da Universidade no campus de Joinville mudaram de local ou de layout e ganharam ambientes mais amplos e renovados. O Centro de Inovação Pedagógica (CIP) foi para um espaço maior, na sala A-112, ganhou móveis novos, pintura e revisão geral de instalações. Na sala B-101, onde funcionava o CIP, agora está instalada a Prestação de Serviços, onde o novo layout possibilitou criar sala de reunião e copa compartilhada com a CRE.

A Assessoria Internacional foi transferida do piso térreo da Reitoria para o espaço compartilhado com o CIP, na sala toda envidraçada A-112, em um ambiente completamente remodelado. A ideia é dar maior visibilidade dos usuários.

O setor de Eventos, que antes compartilhava espaço com a Prestação de Serviços na sala A-112, foi para a antiga sala de Metodologias Ativas localizada na B-105. No novo ambiente reformado, ganhou divisórias, depósito, copa e sala de reunião. A sala de Metodologias ativas agora está localizada na A-115, com móveis novos, quadros brancos adicionais e outras melhorias.

Alguns setores mantidos em seus espaços passaram por reforma, pintura, revisão de instalações, renovação de móveis e compra de novos equipamentos. Foi o caso da sala da Área de Ciências Humanas (CHB), readequada para melhorar o conforto dos professores que utilizam o ambiente, do Colégio (piso paviflex nas salas de aula e redes de proteção nos corredores para aumentar a segurança dos alunos) e do UniEaD.

Laboratórios

A Universidade investiu em reestruturação, modernização e novos equipamentos em vários laboratórios, principalmente melhorias previstas nos novos Projetos Pedagógicos dos cursos (PPCs) e para atender demandas, como as do curso de Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias. Um dos destaques foi a aquisição de aparelho de Ultrasson para o Ambulatório Universitário, na Unidade Centro.

Passaram renovações os laboratórios do bloco F, compartilhados entre os cursos de Naturologia e Publicidade e Propaganda e o Colégio; o laboratório de Design do Centro de Artes e Design (CAD), laboratórios de Informática, de Práticas Pedagógicas dos professores, Laboratório de Odontologia Digital e Laboratório de Microscopia.

Duas grandes mudanças foram efetuadas em laboratório do curso de Farmácia. Uma no bloco B, com a integração dos laboratórios de Controle de Qualidade (tecnologia de medicamentos) e de Farmacognosia, onde são estudadas as plantas medicinais (do controle de qualidade à definição de suas substâncias ativas, visando a elaboração de medicamentos). O Laboratório de Farmacotécnica/Tecnologia Farmacêutica ampliou espaço para circulação e atendimento de um número maior de alunos

Naturologia

As clínicas de Naturologia são utilizadas para o desenvolvimento de habilidades específicas do curso por meio da aplicação de práticas integrativas e complementares, as quais, a partir da metade do Curso, no campo de estágio curricular obrigatório oferecem o atendimento naturológico.

Foi criado um ambiente totalmente novo. O espaço ganhou divisórias de eucatex, móveis em mdf, bancadas em granito, mesas, cadeiras, macas, películas nas janelas, instalações elétricas, revisão na climatização e pintura geral.