A Univille fechou uma parceria com o Instituto Brasileiro do PVC para o curso de pós-graduação Latu Sensu em Engenharia e Tecnologia de Materiais Poliméricos, voltado aos profissionais do segmento produtivo de transformados plásticos e acadêmico. Nele, os alunos terão um módulo específico sobre Tecnologia do PVC, onde receberão informações técnicas e atualizadas sobre as propriedades, características, versatilidade e possibilidades de aplicação do material.

Segundo dados da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria de Plásticos) de 2020, Santa Catarina é o terceiro estado com o maior número de empresas voltadas a área de materiais poliméricos, com 1001 empresas, estando atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul. Por sua vez, Joinville se destaca entre o estado, possuindo o maior número de empresas e trabalhadores na área de transformados plásticos.

“A intenção desta parceria é oportunizar ainda mais conhecimento e vivências na área de Tecnologia do PVC para atender às demandas do arranjo produtivo local de Joinville e região” explica, Palova Santos Balzer, coordenadora do curso e assessora de planejamento e avaliação na Univille.

Sendo assim, a Pós-Graduação ofertada pela universidade, busca contribuir com o desenvolvimento da área e fomentar ainda mais as discussões em Engenharia e Tecnologia de Polímeros, possibilitando e auxiliando na sustentabilidade e inovação da área de transformados plásticos para a região de Joinville.

Aula Inaugural da turma de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Poliméricos

No mês de julho, aconteceu a aula inaugural da turma de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Poliméricos. O curso é uma parceria da Univille e do Instituto Brasileiro do PVC e tem o objetivo de qualificar os profissionais às demandas do mercado.

Durante o evento, a vice-reitora da Univille, professora Therezinha Maria Novais de Oliveira, e o diretor do Instituto Brasileiro de PVC, Alexandre de Castro, realizaram a assinatura do termo de parceria. A professora destacou a importância do curso, principalmente relacionado aos desafios da indústria e das cidades com o saneamento básico.

Na sequência, os estudantes e convidados tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com o engenheiro de produção Albano Schmidt, que falou sobre inovação e sustentabilidade. Ele também compartilhou as experiências e vivências relacionadas ao tema e profissão.