O projeto Ecosam - Impacto Ambiental Emergente de Resíduos de Saúde está entre os finalistas do prêmio do Laboratório de Inovação Nacional, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O projeto é uma oportunidade de representar a Universidade numa ação entre pesquisa e extensão dos alunos.

Com uma ação junto a lideranças de saúde geral do município de Joinville e com a participação do Conselho Municipal de Saúde da cidade foram desenvolvidas atividades de enfrentamento à Covid-19, traçando estratégias que priorizavam a comunicação efetiva entre gestores de saúde e população em tempos de fake news, uma vez que estava se instalando muitas informações desencontradas em relação à saúde no país e no mundo.

Após a inscrição, os responsáveis pelas avaliações do evento entenderam que o projeto poderia representar o Brasil no evento geral entre os países da América Latina e Caribe, também organizado pela OPAS. Com isso, o projeto está entre os 127 inscritos dentre 17 países participantes, chegando à semifinal da premiação. “Para gente já é uma grande vitória, chegar até essa situação de poder estar representando a Univille junto à América Latina e o Caribe com uma ação de pesquisa e extensão que a gente teve a oportunidade de desenvolver” explica, Luciano Henrique Pinto, docente responsável pelo projeto.

A próxima etapa para a premiação será no mês de setembro, com entrevistas no modelo online com cada projeto inscrito. Já a premiação para o vencedor acontecerá no dia 20 de outubro.

Ecosam realiza capacitação de gestores em hospital de Joinville

A equipe do projeto Ecosam, realizou uma capacitação com gestores em saúde do Hospital Municipal São José, em Joinville. O tema do curso “Resíduos em Saúde”, têm como objetivo falar sobre o descarte dos resíduos hospitalares, principalmente dos efluentes das áreas de raio-x.

A capacitação foi realizada de forma híbrida, com momentos online e presenciais, e a grade do curso foi dividida em quatro módulos, de modo com que os dirigentes em saúde pudessem compreender melhor a questão de um descarte correto dos materiais que estão no meio hospitalar.

Luciano Henrique Pinto, responsável pelo projeto Ecosam disse que a repercussão foi bem aceita e que a proposta dos alunos foi elogiada, além de destacar a intenção do projeto: “a intenção era que os gestores de saúde tivessem maior consciência sobre o que é descartado no hospital, desde a questão de uma luva, até o descarte de medicamentos e outros produtos que era um problema que o hospital enfrentava”.

O projeto conta além da participação do professor Luciano, com a docente Luciana Karstens, do curso de Enfermagem, e com os acadêmicos: Sabrina Martins da Rosa também curso de Enfermagem, Gabriel Luigli e André Luís do curso de Medicina.