Foi lançada a programação do Eficiente Cidades 2021- o Seminário Catarinense de Cidades Eficientes. O evento é uma iniciativa da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), com realização da Univille/Inovaparq e com apoio institucional da Prefeitura de Joinville, Câmara de Vereadores de Joinville e do Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIJ.

O evento será realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto na Univille, de forma híbrida, onde parte do público poderá acompanhar as palestras de forma presencial e online. A palestra de abertura será com o ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes. Ele vai falar sobre as iniciativas de inovação que estão sendo realizadas pelo país e outras discussões sobre o assunto.

O seminário vai discutir e debater modelos sustentáveis para as cidades, apresentar experiências já realizadas e aproximar todos os setores da sociedade em busca de soluções inovadoras para as comunidades em diversas áreas.

Um dos destaques importantes é a aproximação da universidade, poder público, iniciativa privada e a população. Desta forma, todos os agentes colaboram com ideias e sugestões para os desafios das cidades no futuro como a utilização dos recursos naturais, gestão hídrica e energética e o crescimento populacional.

As inscrições devem ser feitas pelo site do evento: https://bit.ly/efecientecidadespresencial (formato presencial); https://bit.ly/eficientecidadesvirtual (formato virtual).

Confira outros destaques:

INOVAÇÃO BRASIL – Ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações; USO DA AREIA DE FUNDIÇÃO – professora doutora Raquel Luísa Pereira Carnin; NOVO MARCO DO SANEAMENTO – Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Ronald Maranhão Braga Borges; SMART CITIES – Empreendedor Roger Medke, autor do livro “Transformação Digital Disruptiva; INOVAÇÃO NOS MUNICÍPIOS – Presidente da FECAM, prefeito de Araquari, Clenilton Pereira; GOVERNO DIGITAL – Secretário Nacional de Governo Digital, do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro; IOT LIVE LAB – Univille/Inovaparq; CASE INOVA – A utilização do Business Intelligence como solução estratégica e auxílio na tomada de decisão em saúde, com Jean Rodrigues da Silva, Secretário de Saúde de Joinville; INOVAÇÃO EM SAÚDE –  As principais ações das cidades que revolucionaram a saúde pública, com Maria Luiza Raulino – consultora de negócios na Olostech.