O Seminário Catarinense de Cidades Eficientes 2021 ocorreu entre os dias 18, 19 e 20 de agosto, com participação e realização da Univille e do Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região, o Inovaparq. O evento trouxe temáticas sobre novas tecnologias para a gestão pública dos municípios, com soluções e cases de sucesso para a infraestrutura das cidades, também abordou temas como tecnologia, inovação e sustentabilidade.

O seminário foi realizado em modelo híbrido, com participações online e presenciais, além de ter toda a transmissão feita pelo canal do YouTube da Universidade, o Univille Play. Você pode ter acesso ao conteúdo do evento clicando aqui.

O reitor da Univille, Alexandre Cidral, esteve entre os palestrantes do segundo dia de evento e levantou questões sobre as smart cities, com o tema “O papel das Universidades nas Smart Cities: o case Univille-Inovaparq em Joinville e Região”, apresentando a Univille sob um olhar tecnológico.

Durante os três dias de eventos, a cidade de Joinville contou com palestras que podem servir de grandes iniciativas para setores de referência da cidade, como o setor metalúrgico. Um dos destaques neste setor, foi a palestra da Dra. Raquel Luísa Pereira Carnin, com o tema “Uso da Areia descartada de Fundição na Construção Civil” que destacou o estado de Santa Catarina pela legislação de descarte da areia de fundição. “É de suma importância para Joinville essa pesquisa e projeto. [Santa Catarina] é inovadora por ter essa legislação, é o único estado do Brasil a ter uma legislação para areia descartável de fundição e isso pode tornar as indústrias mais competitivas no mercado nacional e internacional”, explica a pesquisadora.

Outro setor que ganhou destaque para Joinville, foi o da saúde. Nas palavras do secretário Municipal da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, a palestra “Case Inova” trouxe as melhorias que o setor vem conquistando com a tecnologia e eficiência a serviço da saúde pública. O secretário ainda complementou sua fala sobre a necessidade de assuntos tão importantes como os apresentados no seminário: “a necessidades de saúde são gigantescas e essas possibilidades que a gente tem de interface com ecossistemas com novas oportunidades [...] nos trazem possibilidades gigantescas de interação e integração desse ecossistema trazendo cidades mais eficientes e saudáveis, que é o nosso grande desafio”.

Com apoio da Federação Catarinense de Municípios - FECAM, o evento foi bastante elogiado e repercutido entre os canais da Univille. “O evento foi um sucesso, porque estamos colocando para as pessoas a inovação de uma forma que ficará registrado com palestras todas de altíssimo nível. Todos que acompanharam presencialmente e pelas redes sociais puderam ver palestras de qualidade com um conteúdo atual”, destaca Carlos Brandão, um dos organizadores do seminário.