Na última quinta-feira, dia 16/09, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Univille resgatou uma Toninha com vida na Praia Grande, em São Francisco do Sul. O animal, uma fêmea, com 95 cm, foi encontrada enroscada em um pedaço de rede de pesca durante o monitoramento regular do PMP-Univille.

Uma base móvel, com uma pequena piscina, foi montada na faixa de areia para que a os profissionais realizassem o atendimento ao animal, que apresentava sinais de estresse decorrente do emalhamento e encalhe. “Os sinais vitais, como respiração e batimentos cardíacos, apresentavam-se estáveis”, destacou a veterinária Giulia G. Lemos.

A toninha recebeu o tratamento preventivo para afogamento e foram coletadas amostras de sangue e fezes. Também foi realizada a marcação da nadadeira dorsal para futuros avistamentos e identificação do indivíduo. Após o acompanhamento pelo corpo técnico de veterinários e biólogos por aproximadamente três horas, foi realizada a soltura do animal na praia da Enseada, com águas mais calmas.

A coordenadora geral do PMP-BS-Univille, Jenyffer Vierheller, comenta que um rigoroso procedimento é adotado nesses casos, mas dada a natureza extraordinária, o acontecimento acaba por mobilizar a todos. “É um momento de grande emoção, mas também de muita apreensão. A toninha é um animal bastante sensível e essa nos chegou muito enrolada na rede, o que tornou o salvamento mais delicado”.

O principal risco à espécie, que no Brasil está listada como “criticamente em perigo”, é a captura incidental em redes de pesca, ou seja, o emalhamento não intencional em redes. “Essas situações nos lembram o quanto precisamos discutir conjuntamente, pesquisadores e sociedade, saídas para a proteção da toninha e dos ecossistemas costeiros, levando em consideração todos os atores presentes no território. Nem sempre a história tem final feliz, mas, para nossa alegria, esse não foi o caso de hoje”, complementa Jenyffer.

A toninha é um dos golfinhos mais ameaçados de extinção do planeta e salvamentos bem-sucedidos com a espécie são bastante raros. Mesmo para a pesquisadora Marta Cremer, que há mais de 20 anos trabalha com toninhas e coordena o Projeto Toninhas do Brasil, a manhã foi atípica e emocionante. “Estamos muito felizes. Salvar qualquer animal sempre é significativo, ainda mais tratando-se de uma espécie ameaçada. Quando é uma toninha fêmea então, isso marca de forma profunda nossa história. Me sinto honrada em viver esse momento”.

Desde o início do PMP/BS, em 2015, esse foi o primeiro atendimento de toninha viva com soltura imediata realizado pela equipe PMP-BS da Univille. Ao final, em comemoração ao sucesso da operação, a equipe escolheu um nome para a toninha. “Garoa, como lembrança à chuva que não deu trégua durante o resgate e a cor marrom-acinzentada da espécie. Dias assim, nos lembrarão para sempre esse momento especial”, completa Marta que carregou nos braços o animal de volta ao mar.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 05, que compreende os municípios de Araquari, Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá.