Os últimos dois anos, marcados pela pandemia, foram de muitos desafios em todos os níveis educacionais, mas principalmente para a educação básica. 

Atento às necessidades que emergem da sociedade, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Univille está inserido em uma rede de pesquisadores voltada a analisar questões como processos pedagógicos e de escolarização, formação docente, inclusão social, abandono escolar e níveis de aprendizagem. A rede é formada por professores(as) e estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade da Região de Joinville (Univille). 

Para a Profa. Dra. Jane Voigt, coordenadora do PPGE da Univille, “a aprovação desse projeto representa uma importante oportunidade de inserção social do PPGE da Univille na educação local, regional e nacional, pois tem como objetivos produzir conhecimentos e reduzir os impactos negativos da pandemia em escolas de educação básica”. 

A iniciativa conta com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e será desenvolvida até o final de 2025.