A Univille continua sua participação na Missão Técnica Internacional ao Japão e Singapura, promovida pela Fapesc, com a participação do Reitor, professor Alexandre Cidral. Reitores de Universidades e dirigentes de Instituições de Ensino Superior do Estado seguiram para Singapura nesta segunda-feira (21/11). Os destaques foram as visitas à Nanyang Technological University (Universidade Tecnológica de Nanyang) e à Startup de Produção de Grafeno 2DM.

Confira o relato do nosso Reitor desta segunda-feira:

Dia 8 - 21/11/2022

Visita Nantang Tecnological University - Singapura

Fomos recebidos pelo Vice-Presidente International Engagement, Professor Tim White, que também é President’s Chair in Materials Science and Engineering. Professor Tim White inicialmente deu as boas-vindas e pediu que o Presidente da FAPESC apresentasse a delegação e projetasse o vídeo em que foram caracterizadas as instituições catarinenses. Professor White elogiou a organização da missão e o fato de a missão ter conseguido articular a vinda de um grupo de reitores, o que não é comum. Na sequência, o professor relatou a história da NTU que, inicialmente, era uma instituição de língua chinesa, mas que ao longo do tempo evoluiu para uma universidade de pesquisa nas áreas de engenharia e negócios e atualmente é uma universidade que compreende todas as áreas do conhecimento. Em seu planejamento estratégico, a NTU já está entre as 10 mais importantes universidades do mundo e pretende ficar entre as top 5. O seu modelo de ensino aplica a aprendizagem ativa, o que podemos observar pela forma com que as salas de aulas estão organizadas. Atualmente conta com 24,8 mil estudantes de graduação, 8,9 mil em mestrados e doutorados e 3,3 mil em Ph.D.. Sua organização acadêmica conta com Cinco School of Medicine, College of Business, College of Science, College of Engineering, College of Humanities, Arts & Social Sciences, e Autonomous Institutes. Está alinhada a estratégia do país que elegeu áreas prioritárias de desenvolvimento para a atual década. A formação oferecida aliás áreas exatas STEM a áreas humanas ARISE. Considera a tríplice hélice da inovação e, por isso, mantém uma parceria muito próxima com empresas que inclusive mantém laboratórios no campus da NTU. Entre os pilares formativos, está o de proporcionar aos alunos experiência internacional. A meta é que, até 2025, 85% dos estudantes tenham experiências internacionais. Tradicionalmente tem mobilidade com EUA e Europa, mas querem estender as possibilidades com a África e a América Latina. Nas palavras do professor White, a visita da missão catarinense foi oportuna e pode viabilizar parcerias de pesquisa e mobilidade. Ele sugeriu que os contatos não fossem por instituição, mas que pudéssemos nos organizar e ter um ponto focal para desenvolver um convênio global. A Fapesc e a Acafe se colocaram à disposição para realizar a interlocução.

Na sequência, um grupo de 3 pesquisadores brasileiros que atuam Universidade relataram sua experiência na NTU. Assistant professor Adriana Lopes dos Santos (plâncton) , Assistant professor Kelly Andersen (meio ambiente Amazônia) Tesearch Assiciate Júlio Gonçalves (peixes) São pesquisadores na área da biologia que tem trabalhado pesquisas relacionadas a mudança climática.A responsável pelo Office of Global Education e Mobility, Sra Pauline Ho, apresentou indicadores e ações de internacionalização , incluindo  a virtual como uma aprendizagem ocorrida durante a pandemia, além da inboud e da outbound.Após as apresentações, pudemos interagir e houve uma reciprocidade de interesses para buscar alternativas de cooperação e internacionalização.

Dia 8 - 21/11/2022

Visita a startup 2DM - Singapura

A startup 2DM é uma empresa de produção de grafeno criada por dois brasileiros em Singapura. Fomos recebidos por um dos sócios, Ricardo Oliveira, que foi professor universitário no Brasil e posteriormente professor em universidades de Singapura. Participou de um programa de startups em Singapura onde a universidade financiou os primeiros anos do empreendimento com um montante de cerca de 8 milhões de dólares de Singapura. À medida que a empresa cresceu, conseguiu investidores brasileiros e de outros países, se graduou e instalou uma planta de produção de grafeno em um parque tecnológico de Singapura. Após a apresentação, pudemos visitar a planta industrial. Foi uma ótima oportunidade de conhecer como ocorre o desenvolvimento de startups em Singapura.