O Projeto Toninhas do Brasil/Univille apresenta, nesta sexta-feira (18/11), às 10h30, no auditório da Reitoria da Univille, em Joinville, o curta-metragem “As Aventuras da Toninha Babi - Novos Mares”. Com o patrocínio da Petrobras, o filme vai mostrar a trajetória do golfinho em maior risco de extinção da costa brasileira e suas aventuras com outros personagens. A classificação é livre e o evento também será transmitido pelo canal do Toninhas do Brasil no YouTube.

No estilo 2D, o desenho narra as histórias da Babi, um golfinho que nasceu e cresceu na Baía Babitonga (Santa Catarina), e desta vez sai para o mar aberto em busca de sua amiga Tati, uma tartaruga-verde. Ao sair da baía em companhia de Tonho, o boto-cinza, Babi viaja pelo litoral norte até Ubatuba (São Paulo). Com um cenário ricamente colorido, e com uma linguagem lúdica e divertida, os personagens abordam questões relacionadas à conservação da biodiversidade e da proteção do oceano, auxiliando no desenvolvimento do sentimento de pertencimento com os espaços marinhos.

Para Marta Cremer, coordenadora do Toninhas do Brasil/Univille, a produção, junto de outras ações, tem ajudado a sensibilizar a comunidade para os riscos que nossos ecossistemas marinhos correm e o perigo de extinção de espécies, como a toninha. A pesquisadora, que há mais de 20 anos trabalha com pequenos cetáceos, menciona o sucesso da parceria com o Rizoma Estúdio e a importância da ampliação dos formatos.  “A animação é uma rica ferramenta de aprendizado e comunicação, já que conversa de forma divertida com diferentes públicos'', comenta Marta.

Tom Gonçalves, diretor de criação do Rizoma Estúdio, concorda: “a Babi é apaixonante, encanta a todos, desde uma criança pequena, que pode se envolver com o visual colorido e o jeito atrapalhado de alguns dos personagens, até o adulto, que vai entender as questões ambientais que buscamos abordar, algumas de forma mais óbvias, outras de forma mais sutil”.

A produção é resultado de uma parceria que vem dando certo desde 2018. O processo de criação, desenvolvido de forma conjunta entre os integrantes do Projeto Toninhas do Brasil e a equipe do Rizoma Estúdio, foi contemplado na Chamada Pública do Programa Petrobras Cultural e conta com o incentivo fiscal da Lei de Incentivo à Cultura. “Em sintonia com nosso compromisso “informação para compartilhar”, nosso objetivo na primeira temporada era criar algo que nós mesmos gostaríamos de assistir. Fizemos mais do que isso, fomos seduzidos pela toninha Babi, e agora ela faz parte da caminhada do Rizoma”, completa o diretor. 

Serviço

O quê?

Lançamento do curta "As Aventuras da Toninha Babi - Novos Mares"

Quando?

Dia 18/11, às 10h30

Quanto?

Gratuito

Onde?

Univille - Campus Joinville (Bairro Bom Retiro)