Em mais um dia da Missão Japão-Singapura promovida pela Fapesc, os reitores e dirigentes de instituições visitaram neste dia 22 o Aquaculture Innovation Centre de Singapura da Temasek Polytechnic.

Confira o relato completo do Reitor Alexandre Cidral:

Missão Japão-Singapura promovida pela Fapesc para reitores e dirigentes de instituições públicas, comunitárias e privadas do Estado de Santa Catarina por meio de edital.

Dia 9 - 22/11/2022

Visita ao Aquaculture Innovation Centre de Singapura da Temasek Polytechnic

A Temasek Polytechnic é uma instituição educacional tecnológica pós ensino médio que está organizada em Schools of Business, of Engineering, of Design, of Humanities and Social Sciences, of Informatics and IT. O sistema educacional de Singapura conta com instituições como a Temasek para atender a demanda por profissionais de diferentes áreas sem ter estruturas de universidades. A Temasek mantém estreita relação com a indústria e as empresas e está alinhada ao planejamento do país. Singapura tem desafios na área da energia, da água, da alimentação já que estes insumos são quase que totalmente importância. No campo da alimentação surge então o desafio de Singapura fortalecer a produção alcançando a segurança e a resiliência alimentar. Neste sentido, a área de alimentos do mar se torna uma oportunidade tanto para alimentar a população de Singapura quanto de tornar Singapura uma referência e impeis exportador de peixes e crustáceos. Para isto então são realizados esforços por meio do Centro de Inovação em Aquicultura da Temasek. Realizando a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias só longo decotado o ciclo de produção de peixes e crustáceos, o Centro de Inovação avança para viabilizar grandes fazendas de peixes camarões e crustáceos tanto em terra quanto no mar.

Fomos recebidos pelo Diretor do Centro, o Dr. Lee Chee Wee, que realizou uma apresentação bastante esclarecedora sobre o papel do cento de inovação no contexto do planejamento governamental de Singapura e na perspectiva mercadológica internacional da produção de pescados.

A seguir visitamos as instalações onde foram dadas explicações sobre o processo de produção de peixes e crustáceos em cativeiro, bem como o desenvolvimento de medicamentos e vacinas necessárias para que o pescado até da requisitos de qualidade. Neste sentido, além peixes e crustáceos, o centro de inovação também trabalha com microalgas e produção de ração. Todo o desenvolvimento gera soluções que são disponibilizadas para empreendedores do setor de aquicultura. A visita incluiu as novas instalações que estão sendo equipadas para ampliar o desenvolvimento e produção.

Destaque pode ser feito ao fato de que o centro de inovação cobra com parcerias com universidades de Singapura e com grandes investimentos governamentais.

A seguir realizamos uma visita as instalações do Campus da Temasek Polytechnic que muito nos impressionou tanto pelas dimensões e estruturas quanto pelos inúmeros programas e atividades proporcionadas aos alunos para além dos diversos cursos nas Schools.

O Diretor se mostrou interessado em estreitar as relações com Santa Catarina já que há afinidades em relação a aquicultura.

Excelente oportunidade para as IES de Santa Catarina!