O Instituto Dona Helena de Ensino e Pesquisa (Idhep) anuncia a realização do 21º Simpósio Catarinense de Bioética. O encontro será no dia 25 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon, em Joinville. As inscrições, gratuitas, estão abertas, e podem ser feitas por este link. Especialistas em diferentes áreas do conhecimento estarão reunidos para promover reflexões sobre ética, saúde e meio ambiente, os eixos da edição deste ano. Idealizado pelo Hospital Dona Helena, o simpósio é um dos mais importantes eventos sobre a ética da vida, no Sul do país.

Na abertura da edição deste ano, o ex-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz D´Ávila, faz a primeira conferência da programação, “Bioética, envelhecimento e finitude da vida”. O palestrante é mestre em Neurociências e Comportamento, e cursa doutorado em bioética pela Universidade do Porto, em Portugal.

Um painel sobre “O meio ambiente como uma questão ética” é outro destaque da programação, com as participações da vice-reitora da Univille, Therezinha Maria Novais de Oliveira, de Mariluci Neis Carelli, coordenadora do grupo de pesquisa “Cultura e Sustentabilidade”, da mesma universidade, da doutora em Ciências Ambientais Virginia Grade Barros, e ainda do professor Eduardo Silva, membro dos grupos de pesquisa Resistir (Univille/UFBA) e IDEA (Eco-UFRJ).

Confira a programação

8h. Credenciamento  

9h. Abertura  

 9h30. Conferência Bioética: envelhecimento e finitude da vida. Roberto Luiz D´Avila

10h50. Painel “O meio ambiente como questão ética”. Coordenação: Therezinha Maria Novais de Oliveira, vice-reitora da Univille. “O valor da natureza: patrimônio, cultura e ética”, com Mariluci Neis Carelli. “O futuro da natureza”, com Virginia Grace Barros, doutora em Ciências Ambientais pela Università Cafoscari Di Venezia e professora efetiva da Udesc. “Ecocentrismo, uma mudança de paradigma”, com Eduardo Silva, diretor geral do campus São Bento do Sul da Univille.

14h. Mesa-redonda “Tecnologia, cultura e inovação frente à ética”. Coordenação: Augusto Fey, doutorado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), coordenador e docente do curso de Medicina do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). “Tecnologia”, com Paulo Henrique Condeixa de França, mestre em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz e doutor em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Cultura”, com Guilherme Gassenferth, especialista em Gestão e Políticas Culturais e secretário de Cultura e Turismo de Joinville. “Inovação”, com Chander João Turcatti, gerente de Inovação no Hospital Dona Helena e head do Inova Dona.

16h20. Conferência “Saúde e a inteligência artificial”, com Danilo Abreu, especialista em gestão de saúde e governança assistencial, superintendente médico no Hospital Dona Helena.