Na noite desta terça-feira (08/11) foi realizada na Univille a solenidade de entrega dos prêmios para os três melhores trabalhos de cada grande área do conhecimento.

O objetivo da Semana Univille de Ciência, Sociedade e Tecnologia (SUCST) é socializar com a comunidade os resultados obtidos em ações desenvolvidas no ensino, na pesquisa e na extensão, bem como demonstrar a forte interação existente entre as bases formadoras da Universidade, além de incentivar que, por meio do ensino, a pesquisa se estenda cada vez mais à comunidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida de Joinville e região. Todos os trabalhos apresentados na 9ª SUCST foram avaliados por uma comissão de professores, selecionando os mais bem colocados.

Confira os premiados por cada área de conhecimento:

CET - Ciências Exatas e da Terra

1º lugar – O caminhar pela paisagem: um estudo da Rua das Palmeiras em Joinville. Mariana Kopsch e Mariluci Carelli.

2º lugar – Projeto Brinequo: Inclusão social por meio do Design. Karla Pfeiffer, Adriane Shibata Santos, Luiz Paulo de Lemos Wiese, Beatriz Mendes, Heitor Juvenal da Silva Junior, Catarine Mendonça, Heloisa Menon Ritzmann.

3º lugar – Show da Química: aprendizado pela vivência prática. Marcia Luciane Lange Silveira, Giannini Pasiznick Apati, Jamile Rosa Rampinelli, Millena da Silva Montagnolli, Julia Bayerl, Mariana Pereira Tres.

CBS - Ciências Biológicas e da Saúde

1º lugar – Efeito dos polissacarídeos de Schizophyllum commune na dor aguda. Katherine Plautz, Gabriela Borgmann, Alessandra Betina Gastaldi, Júlia de Oliveira Weinfurter, Gustavo Henrique Alves Manhaguanha, Eduardo Manoel Pereira, Daniela Delwing de Lima.

2º lugar – Avaliação de diferentes métodos para mensuração de ureia na saliva de pacientes com insuficiência renal crônica. Gabriela Camargo Barbosa, Daffny Cunha Fernandes, Paula Roberta Perondi Furtado, Luiz Carlos Machado Miguel, Jussara Maria Gonçalves.

3º lugar – Investigação da presença de bacilos Gram-negativos produtores de beta-lactamases de espectro estendido (ESBL) em efluentes hospitalares e meio aquático associado situados em Joinville, Santa Catarina. Maria Gabriela Schneider, Ana Julia Correa, Andrea Lima dos Santos Schneider, Vanessa Cristina Kobs, Therezinha Maria Novais de Oliveira, Marta Jussara Cremer, Paulo Henrique Condeixa de França.

CHLLA - Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes

1º lugar – O Femininos nas paisagens de Frans Post e Albert Eckhout. Ana Paula Pagno Laurindo, Roberta Barros Meira.

2º lugar – Ensino médio e tecnologias digitais frente ao desenvolvimento da região da mesorregião norte de Santa Catarina. Nathalia Osório, Marly Krüger de Pesce.

3º lugar – Componente eletivo do novo ensino médio: a educação financeira em pauta. Jani Floriano, Claudia Valéria Lopes Gabardo, João Vinícius de Almeida Braga.

CSA - Ciências Sociais Aplicadas

1º lugar – Caminhos para a cidadania em comunidades remanescentes quilombolas de Joinville e região: A importância da comunicação nos processos de engajamento e disseminação das informações. Helen Comin, Jonathan Prateat, Sirlei de Souza.

2º lugar – Patrimônio audiovisual e censura visual: práticas discursivas sobre o cinema nacional no governo Bolsonaro. Marilia Rossdeutscher Waltrick Lima, Taiza Mara Rauen Moraes, Rafaella Narciso, Vinicius Manske, José Isaías Venera.

3º lugar – Um estudo das Florestas Nacionais de Três Barras e de Chapecó. Mariluci Neis Carelli, Lilian Nardo Pires Jacobowski.

O Reitor da Univille, professor Alexandre Cidral, esteve presente na premiação. Ele afirmou que o SUCST é uma oportunidade de divulgar para a comunidade os trabalhos produzidos pelos acadêmicos. Segundo ele “cada vez mais a universidade tem que ser uma instituição de portas abertas, um sistema com trocas importantes, porque é dessa forma que vamos nos manter relevantes, e sem relevância não há perenidade.”

Ele também disse que o SUCST vem evoluindo ao longo dos anos, e que após dois anos de o evento ser realizado online, por conta da pandemia, neste ano, com o retorno da presencialidade, o evento criou uma estatura ainda maior, já que os estudantes do Ensino Médio que visitaram a Feira de Profissões puderam presenciar o que é estar dentro de uma universidade e as possibilidades de desenvolvimento profissional e científico.