A Missão Japão-Singapura, promovida pela Fapesc, com reitores e dirigentes de instituições catarinenses, está chegando ao fim, e neste dia 24 foram realizadas as últimas visitas. Foi feita uma visita técnica na Singapure Management University (SMU) e ao Instituto de Inovação e Empreendedorismo (IIE) da SMU que fomentam a produção de estudos e pesquisas em diversas áreas, como desenvolvimento inovador e empreendedorismo.

Confira o relato completo do Reitor:

Dia 11 - 24/11/2022 - Visita Técnica na Singapure Management University (SMU) e ao Instituto de Inovação e Empreendedorismo (IIE) da SMU

A Singapure Management University - SMU está organizada em Schools e Colleges: College of Integrative Studies; College of Graduate Research Studies, School of Economics; School of Accountacy; School of Law; School of Business; School of Computing and Information Systems; School of Social Sciences. Também dispõe de diversos Institutos que atuam em pesquisa, desenvolvimento e inovação em diversas áreas. Oferecem cursos de graduação e pós-graduação além de educação executiva considerando a proposta de oferecer a oportunidade de os alunos desenvolverem skills específicas das áreas, mas permeadas por: abordagem disciplinar, multidisciplinar e interdisciplinar; pensamento crítico na solução de problemas; competências em inovação e empreendedorismo; colaboração e liderança; comunicação; cidadania global abrangendo sensibilidade e compreensão intercultural, compreensão do contexto asiático, ética e responsabilidade social, compreensão das exigências da sustentabilidade ; aprendizagem auto dirigida; resiliência.

Inicialmente a responsável pela internacionalização na SMU apresentou a instituição que tem 9.600 estudantes de graduação e 3.100 de pós-graduação. Em 2021 os seus programas de educação permanente e continuada alcançou 36 mil participantes. A instituição, em seu planejamento estratégico para imperioso de 2014 a 2025 estabeleceu metas e definiu áreas prioritárias tais como transformação digital tanto administrativa como acadêmica, sustentabilidade, crescimento asiático promovendo uma Transformative Education necessária para o desenvolvimento de competências para superar os desafios globais até 2030. A seguir apresentou um vídeo sobre a vida no campus da SMU.

A seguir, a Sra. Susan Tan apresentou o Institute of Innovation & Entrepreneurship (IIE) da SMU.  O IIE foi criado para fomentar o desenvolvimento de um mindset inovador e empreendedor pelos estudantes. Por meio de programas que tem um caráter imersivo, os estudantes desenvolvem competências inovadoras e empreendedoras. Anualmente a SMU promove uma competição global da qual participam estudantes das mais diversas universidades do mundo e já estão abertas as inscrições para 2023.

Após as apresentações tivemos a oportunidades de fazer perguntas e a seguir visitas algumas instalações do IIE que fica em um dos prédios sustentáveis da SMU.