Na noite desta segunda-feira (19/12) foram entregues os diplomas para 40 estudantes que concluíram o curso de extensão Novos Talentos TI. O curso de extensão de 600h foi oferecido gratuitamente a interessados em desenvolver competências e habilidades básicas em desenvolvimento de sistemas e de software.

O projeto obteve recursos da Fapesc por meio de edital, com o objetivo de atender demanda das empresas de software na região de Joinville por profissionais desenvolvedores de sistemas e software.

Karolayne da Silva Alexandre, de 18 anos, nos disse que já tinha interesse pela área e quando viu essa oportunidade sendo oferecida pela Univille, ela resolveu participar, já que era uma grande oportunidade para o mercado de trabalho. Ela gostou muito do curso e disse que durante as aulas foi tudo muito bem explicado. Ela destacou que pretende ingressar na Graduação em Sistemas de Informação ou Engenharia de Software, e o curso foi ideal para se nortear e esclarecer certas dúvidas que possuía.

Já Rondineli Lima Cruz, outro participante do curso, disse que já tinha interesse em mudar de profissão e, como já possui um irmão que já atua em T.I, percebeu que existe muito trabalho nessa área, sendo um incentivo para aproveitar a oportunidade. Para ele foi um período desafiador, já que eram muitas informações e conhecimentos novos, então era preciso muita dedicação, mas agora ele já se sente preparado para trabalha nessa área.

O Reitor Alexandre Cidral cumprimentou os presentes e agradeceu todos que estiveram a frente dessa iniciativa e que o colocaram em prática. Ele disse que a cenário econômico de Joinville está evoluindo, e que a tradição industrial vem dando espaço a um ecossistema de inovação e tecnologia. “Há uma demanda crescente por profissionais nessa área, porque o software faz parte do cotidiano de todos nós”, destacou. Além disso, ele afirmou que o governo do estado tem fomentado o desenvolvimento desse mercado e formando novos profissionais para atuarem nessa área.