Na noite desta terça-feira (13/12) a Reitora da UNESC, Luciane Bisognin Ceretta, tomou posse como presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina (Acafe). Na cerimônia, realizada na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FASISC), em Florianópolis, o Reitor da UNIPLAC, Kaio Henrique Coelho do Amarante, também foi empossado como vice-presidente da ACAFE. Estiveram presentes neste momento reitores e gestores de Universidades de Santa Catarina, lideranças políticas, parlamentares, prefeitos e autoridades do estado, além do governador eleito, Jorginho Melo.

Escolhidos para comandarem a Associação, da qual fazem parte 14 Instituições de Ensino Superior (IES), presentes em mais de 50 cidades e com mais de 142 mil estudantes, os Reitores afirmaram que irão se dedicar nas lutas das Universidades Comunitárias e da educação, em defesa do Sistema que beneficia e tem uma relação direta com o Estado. Luciane afirmou que "o destaque de Santa Catarina se deve, também, à educação que fomenta o empreendedorismo nas regiões, que leva a inovação, que promove e cria oportunidades, que atrai investidores, que fortalece o sistema produtivo, que ajuda as pessoas com atendimentos gratuitos, sendo um braço importante do poder público das cidades, e tudo isso associado a uma formação transformadora".

Ela ainda afirmou que o plano da nova gestão será pautado nos seguintes eixos:

- Socialização da Acafe com a população;

- Apoio à excelência acadêmica em todos os níveis e modalidades das IES;

- Ampliação da rede de cooperações interna e externa;

- Internacionalização;

- Forte presença no ecossistema de inovação;

- Estratégias de acesso e permanência de estudantes.

Segundo ela, “cada eixo reúne um mundo de possibilidades e trabalharemos juntos com os nossos reitores e reitoras, com nossas comunidades acadêmicas para construir a Acafe que queremos e, sobretudo, que Santa Catarina precisa ter".

Já segundo Kaio Henrique, que tomou posse como vice-presidente, afirmou que o desafio é garantir a qualidade dos trabalhos que são realizados nas regiões onde a Acafe está presente. "As pessoas nos procuram porque entendem que nas nossas instituições existe a maestria nos serviços. Estamos aqui, à postos e prontos, para fortalecer o elo da educação e firmar nosso pé como estado referência na educação", destacou.

O Reitor da Univille, professor Alexandre Cidral, esteve presente no evento e destacou que o conjunto de instituições que fazem parte da Acafe “levou o Ensino Superior para o interior de Santa Catarina e tem trabalhado pelo desenvolvimento do nosso estado por mais de 50 anos. Então a relação que a Univille tem com a Acafe é uma relação que não é apenas de associação, mas sobretudo de um compromisso e um protagonismo com as demais Universidades comunitárias pelo desenvolvimento de Santa Catarina”. Ele pontuou afirmando que estar presente, prestigiando a posse da nova gestão da Acafe, é um momento muito importante tanto para a Univille como para o Inovaparq.