O sistema Acafe e o Governo de Santa Catarina assinaram, na noite desta terça-feira (15/02), o contrato para mapeamento dos ecossistemas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo no Estado. A Plataforma ON, do sistema Acafe, vai realizar o mapeamento com a participação de todas Universidades Comunitárias de SC, como é o caso da Univille.

O evento teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Buligon, do Assessor Institucional e Governamental do sistema Acafe, Adriano Rodrigues, e do presidente da Acafe, professor Aristides Cimadon. Os reitores e reitoras do sistema Acafe também participaram do evento.

O objetivo da proposta é reunir, em uma plataforma pública, todas as informações importantes para que empreendedores e gestores públicos possam tomar decisões mais assertivas e eficazes em seus negócios e projetos, além de contar com a experiência da Universidade Comunitária de cada região do Estado. A parceria reflete, também, a contribuição de todas as instituições comunitárias no desenvolvimento de diversas regiões.

“Dentro da Acafe tem muita expertise, muitos projetos, muitas competências instaladas. O mapeamento do ecossistema é o Governo do Estado chamando, novamente, a Acafe para o protagonismo da inovação no estado. É um diferencial e uma virada de chave da Acafe e é um momento muito bom para nós”, destacou Adriano.

Neste novo movimento iniciado, as empresas de SC terão mais facilidade em encontrar pesquisadores ou startups para a solução dos desafios de inovação. "São muitas possibilidades e todas contribuirão para acelerar a inovação. Santa Catarina só ganha. A plataforma vai nos ajudar a mergulhar de cabeça na chamada Nova Economia, que, seguramente, é o caminho para onde devemos nos orientar", falou a gerente da Rede Catarinense de Centros de Inovação, Iuana Réus Abella, ao portal da SDE.

Foto: Levi Garvia/SDE