Nesta quarta-feira, dia 20 de abril, Joinville recebeu mais uma edição do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) com diversas atividades que valorizaram o compartilhamento de ideias e propostas de soluções inovadoras em diversas áreas. A Univille e o Inovaparq foram anfitriões do evento e recebeu encontros com startups, workshop de criatividade, planejamento e marketing, laboratório criativo, entre outros temas.

No evento de abertura, realizado na sede da ACIJ, o Reitor da Univille, professor Alexandre Cidral, falou com o público sobre o florescimento humano e a criatividade, considerando alguns pilares da psicologia positiva, engajamento, relacionamentos, propósito e conquistas. E nesta reflexão, o professor Alexandre trouxe ao público algumas reflexões sobre o processo criativo e sua relação com habilidades e restrições, além da busca pelo autoconhecimento. O Reitor da Univille também propôs uma reflexão com o público para que pudessem identificar seus momentos criativos e como a criatividade ajudar na resolução de problemas.

No espaço O Farol, da Prefeitura de Joinville, o professor da Univille Luciano Henrique Pinto, compartilhou uma abordagem do ensino pautado na atividade lúdica “Bairro Ecovilla”, um jogo em que a criatividade é a base para a solução dos problemas que envolvem saúde e meio ambiente de uma realidade simulada, mas com interface com a vida real.

Na Univille, a equipe do Inovaparq realizou a mediação de uma conversa com startups de Joinville como Asaas, Sizebai, DNPrime, DBM e Eletrotech. Entre os principais assuntos, o grupo discutiu as barreiras que o mercado enfrenta para novas soluções, o desenvolvimento de competências empreendedoras na região e o pensamento criativo para alavancar as startups.

O público também discutiu a importância das instituições de ensino superior e dos parques tecnológicos, como é o caso do Inovaparq, para a aproximação e o amadurecimento das ideias inovadoras, do planejamento e a solidificação da cultura do empreendedorismo.