Nesta segunda-feira (16/05), a Univille entregou novos espaços para fomentar e fortalecer a cultura da educação inovadora e empreendedora da nossa Universidade. O público participou da entrega de 4 novos laboratórios que foram idealizados com recursos do Edital de Programa de Apoio ao Empreendedorismo Universitário Inovador da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

O Reitor da Univille, professor Alexandre Cidral, lembrou que a relação da Universidade com a Fapesc já resultou em mais de 36 projetos aprovados em editais nos últimos 2 anos e que envolveram 28 professores, com mais de R$2 milhões de recursos capitaneados. “Essa aproximação com a Fapesc, que não se dá só por meio dos editais, mas por meio de um relacionamento de networking que estamos desenvolvendo ao longo do tempo ela é fundamental, tanto para que o governo do Estado possa viabilizar ações concretas junto às comunidades regionais, quanto para a nossa instituição”, destacou.

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, falou que este movimento do Governo de Santa Catarina é uma forma de levar oportunidades aos pesquisadores e empreendedores de todas as regiões do Estado, utilizando a ciência, tecnologia e inovação para a resolução das demandas e problemas, além de ampliar o desenvolvimento da sociedade catarinense. “Quando a gente vê esses espaços, aqui da Univille, sendo inaugurados com programas e recursos do Governo do Estado e da Fapesc sendo alocados para essas estruturas, a gente fica muito motivado a desenvolver novos programas e está, com certeza, ajudando no desenvolvimento de cada região”, falou.

Instalado no bloco C do campus Joinville, os novos laboratórios serão espaços para que estudantes, professores e equipes administrativas da Universidade possam ter acesso às ferramentas de inovação e tecnologia, além, claro, das atividades dos projetos e programas ligados ao empreendedorismo. Outra característica importante do espaço é a integração que os novos laboratórios permitem, unindo teoria, prática, planejamento e desenvolvimento das ideias.

A Vice-reitora da Univille, professora Therezinha Maria Novais de Oliveira, reforçou que a entrega do novo HUB é mais uma oportunidade de fortalecimento das iniciativas de inovação e empreendedorismo no ensino, na pesquisa e extensão da Universidade, além da qualificação dos profissionais formados na instituição. “Nós fizemos uma inovação curricular bem importante em que trazemos as vivências de extensão para dentro do curso, ou seja, eles vão ter muita prática daquilo que eles veem na teoria. E esse laboratório, e outros que inauguramos hoje, só vem para fortalecer essa relação da prática com a teoria e as possibilidades de realizar diversos projetos de pesquisa envolvendo a tecnologia da informação com diversas áreas”, ressaltou.