Integrar os setores produtivo, público, universidades comunitárias e comunidade é o grande objetivo da Plataforma ON, ferramenta de inovação da Acafe desenvolvida em parceria com a Fapesc, SDE/Dcti, Fiesc, Fecam, Facisc, Fampesc, MCTI e Centros de Inovação. Ela foi o tema do movimento Todos ON que aconteceu na manhã de ontem (30/08) no Anfiteatro II da Univille, em Joinville, com o objetivo de apresentar os planos de construção da Matriz de Oportunidades para Santa Catarina. O evento contou com a participação do reitor da Univille, Professor Doutor Alexandre Cidral, além de representantes da comunidade acadêmica, poder público e entidades parceiras.

De acordo com o coordenador da Plataforma ON e assessor de relações institucionais e governamentais do sistema Acafe, Adriano Rodrigues, a sociedade precisa conhecer essa ferramenta e as formas de utilizá-la uma vez que a integração promovida pela plataforma possibilitará que as instituições se inspirem e até mesmo colaborem com as ações umas das outras. “A ideia é dividir o estado em seis mesorregiões: Oeste, Sul, Serra, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.  Para cada uma delas vamos formar uma matriz que reunirá projetos e estratégias elencadas em cada área.  Esse material será repassado aos próximos governantes para que possam observar os principais gargalos e as políticas públicas sejam mais assertivas”, explicou Adriano.

Hoje o evento acontece em Mafra e Caçador e amanhã o Movimento Todos ON será encerrado em Florianópolis, após passar por diversas cidades como Chapecó, Joaçaba, Lages, Criciúma, Itajaí e Jaraguá do Sul.

Reunião de trabalho marca o próximo passo do planejamento

No próximo mês, uma reunião de trabalho envolvendo representantes dos municípios, universidade e entidades, será responsável por elencar as demandas de interesse de cada mesorregião, conforme a prioridade. Nos primeiros meses de 2023 haverá a validação do material, conclusão e apresentação final da matriz de oportunidades.

Além das entidades parceiras, a Plataforma ON é formada pelas 14 instituições de ensino que pertencem à Acafe. São elas: Furb, Udesc, UNC, Católica, Unesc, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó, Unoesc e Uniarp.  Acesse o endereço eletrônico www.comunitarias.org.br, conheça a Plataforma ON e tudo o que é produzido nas universidades comunitárias da Acafe.