O lema da Campanha de Setembro 2022 do Movimento ODS SC é “Conheça para agir”, e apresenta os objetivos globais ODS por meio das dimensões social, ambiental, econômica e institucional. E a Univille faz parte desse movimento, promovendo ações e projetos para atingir esses objetivos.

Todos os anos, em comemoração à adesão do Brasil ao documento Transformando nosso mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina promove a Campanha de Setembro. 

Neste ano de 2022, o lema da campanha é “#ConheçaparaAgir”. Isso porque uma pesquisa exclusiva, realizada pela Rede Conhecimento Social em conjunto com o IBOPE Inteligência e a Conhecimento Social - Estratégia e Gestão, revelou que 49% dos brasileiros não conhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Os ODS, criados pela Organização das Nações Unidas em 2015, juntamente com ampla participação da sociedade, propõem 17 metas para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.  

O estudo mostra também que 38% das pessoas já ouviram falar nos ODS, mas não têm conhecimento sobre o assunto, 10% declararam ter algum conhecimento sobre o tema e apenas 1% disse saber bastante sobre o assunto. Desenvolvido para levantar a percepção dos brasileiros sobre os ODS, foram realizadas 2002 entrevistas em 143 municípios brasileiros, com pessoas de 16 anos ou mais, de 7 a 11 de abril de 2017.  

“São dados que mostram que é fundamental para a sociedade conhecer os 17 Objetivos Globais e suas metas, para assim agir em prol do alcance da Agenda 2030”, avalia Gilson Zimmermann, Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS SC. 

Para facilitar o entendimento dos compromissos e das parcerias pró desenvolvimento sustentável, os materiais da campanha serão apresentados por meio de quatro dimensões: social, ambiental, econômica e institucional. As fontes pesquisadas para a criação da Campanha foram o Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030 no Brasil, elaborado pelo GT Agenda 2030, e do Ebook da capacitação “Introdução à municipalização da Agenda 2030, do Programa de Capacitação e Estudos Urbanos e Regionais para Sustentabilidade, o CEURS. 

Conheça os 17 ODS 

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares 

2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável 

3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades 

4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos 

5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas 

6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos 

7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos 

8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos 

9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação 

10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles 

11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis 

12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis 

13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos 

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável 

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade 

16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis 

17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável 

Sobre o Movimento Nacional ODS SC 

É um movimento social constituído por voluntários, formado por pessoas físicas e jurídicas, de caráter apartidário, ecumênico e plural. Com signatários em todas as regiões de Santa Catarina, visa facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e nas práticas das organizações. Seu propósito é contribuir para que todos os catarinenses possam viver em uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. São mais de 1200 signatários, em 97 municípios catarinenses, articulados em 14 comitês locais e representados por pessoas físicas, Organizações de Classe, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino e Poder Público. 

Fonte: Movimento Nacional ODS SC