A Univille recebeu, nesta terça-feira (29/08), o terceiro encontro do Aproxima+ SC, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e do Sistema Acafe. O objetivo é aproximar, comunidade acadêmica e Fapesc, para discutir e debater as ações realizadas em pesquisas e projetos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrados e Doutorados) para direcionamento de investimentos via editais e outros projetos de fomento do Governo do Estado.

Durante a manhã, os coordenadores dos Mestrados e Doutorados, em conjunto com docentes e pesquisadores de cada programa, apresentaram as principais linhas de pesquisa, as pesquisas científicas em andamento, além das parcerias com Universidades do Sistema Acafe, Universidades Públicas e Universidades internacionais. Os professores compartilharam, também, os trabalhos realizados na região de Joinville e seus impactos em diversas áreas, saúde e meio ambiente, patrimônio cultural, educação, design, entre outras.

O Reitor da Univille, professor Alexandre Cidral, abriu o evento destacando a importância da Universidade nestes 58 anos de história no ensino superior de Joinville e toda região Norte catarinense e seus 27 anos de credenciamento como Universidade pelo Ministério da Educação. “É uma grande satisfação participar de um evento que tem tido a adesão dos nossos professores e pesquisadores, o que é fundamental para que a gente possa frutificar em novas ações e resultados”, pontuou.

Ressaltou ainda a importância do compartilhamento das ações e iniciativas realizadas pela Universidade para contribuir nas demandas do governo do Estado e da comunidade catarinense, além do fortalecimento das conexões realizadas entre os diversos agentes, como Universidade, pesquisadores, gestores de empresas, empreendedores, entre outros.

“É uma oportunidade de ouvir a comunidade, de ouvir a comunidade acadêmica dos potenciais de desenvolvimento, dos empreendedores. E entender como o Governo do Estado pode direcionar melhor os recursos. Essa é uma iniciativa muito forte do nosso governador Jorginho, de gerar proximidade, proximidade da demanda dos recursos, da necessidade de profissionais e de nós, quanto Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação, podemos direcionar os nossos recursos para atender essa demanda da melhor forma possível”, enfatizou o Presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

No Café com Conexões, momento que finalizou o Aproxima+, pesquisadores, empreendedores e empresários da região de Joinville participaram de uma roda de conversa para apresentar suas iniciativas nos ecossistemas de inovação, mas também, em demandas realizadas em áreas como gastronomia, produção agrícola e gestão pública.