A Univille recebeu, na noite desta quarta-feira (16/08), mais uma edição do Insilico Inovaparq, um evento que discute empreendedorismo, inovação e educação. O convidado da noite foi Geraldo Campos, professor e CEO da Sapienza, que compartilhou com estudantes, professores e convidados a palestra: “A Importância do empreendedorismo para a sociedade e comunidade”. O evento faz parte da programação da Semana da Comunidade 2023.

Já no início do encontro, os participantes foram convidados para uma dinâmica de integração para socialização e aproximação. Geraldo iniciou a palestra destacando o papel fundamental das Universidades no processo de empreender e inovar. Segundo ele, a Universidade tem um papel importante na transformação das pessoas. E, as pessoas, após o processo formativo, podem sair para seus empregos ou empreendimentos melhores e fazendo a diferença na vida das pessoas. Além do processo de formativo, o palestrante lembrou que a Universidade é um espaço a potencialização de ideias e da criatividade.

O professor Geraldo também ressaltou ao público a importância do empreendedorismo para as comunidades e sociedades, como a geração de valores e impactos positivos em diferentes áreas, mas que tenham a perspectiva do desenvolvimento sustentável - quando o impacto seja visto e acompanhado não apenas no presente e futuro, mas para todas as gerações.

Além do impacto, o uso das inteligências também foi debatido. Como aliar a inteligência artificial, o conhecimento humano e as demais possibilidades. Geraldo explicou que “a vivência única como os sentimentos, sensações, o universo e criatividade não tendem a serem robotizados” e que a junção de todas essas possibilidades aumenta a conversão do conhecimento.

No final do evento, os convidados acompanharam uma roda de conversa com o professor Geraldo, o Diretor do Inovaparq, professor Marcelo Leandro de Borba, a Coordenadora do Programa Institucional de Empreendedorismo da Univille (POSSO), professora Vanessa Collere. Eles destacaram o papel da Universidade no ambiente da inovação e empreendedorismo, as possibilidades, além do cenário dos ecossistemas na região, como o Inovaparq - o parque tecnológico que tem sede no campus Joinville da Univille.