Univille mais perto da comunidade em São Francisco do Sul. A partir desta sexta-feira (11/08), a Universidade da Região de Joinville contará com um Escritório Modelo de Assistência Jurídica – EMAJ, vinculado ao curso de Direito no município. Além de oferecer aos acadêmicos uma oportunidade de colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula, o EMAJ vai oferecer à população acesso à assistência jurídica de forma gratuita.

O atendimento à comunidade em geral ocorre a partir de março de 2024, mas ainda neste mês de agosto acadêmicos de Direito iniciam as atividades no local, com demandas provenientes de um acordo de cooperação estabelecido com o juizado especial cível da comarca de São Francisco do Sul.

“O escritório modelo, além de ser mais um local que conecta os acadêmicos de Direito à comunidade francisquense, ele se torna uma vitrine das boas práticas jurídicas desenvolvidas pelo curso”, destaca o professor Me. Denis Fernando Radun, coordenador do Curso de Direito de São Francisco do Sul. Radun ainda salienta que o EMAJ vai auxiliar o aluno no desenvolvimento de habilidades necessárias para o mercado de trabalho, como a escuta ativa, a redação, a comunicação jurídica, a gestão de processos e tantas outras.

Serão atendidas pessoas com os mesmos critérios adotados pela Defensoria Pública de Santa Catarina, ou seja, aqueles em situação de vulnerabilidade social, com renda de até três salários mínimos.

Além do Escritório Modelo, também no fim da tarde desta próxima sexta-feira, serão inauguradas a sala de leitura e a revitalização dos espaços da biblioteca e área administrativa. Após a cerimônia, haverá uma palestra alusiva ao Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. Com o tema “Advocacia para um mundo em transformação: formação, ética e gestão de carreira”, o painel será ministrado pelo dr. Guilherme Cauduro, da Cauduro e Morínigo Advocacia, e pela dra. Beatriz Regina Branco, coordenadora do Curso de Direito da Univille Joinville.

A palestra é promovida pela Univille de São Francisco do Sul e pela OAB Seccional São Francisco. Esse evento inicia às 19h30 e para participar basta confirmar presença até quinta-feira (10/08) pelo e-mail eventos@univille.br. A inauguração do EMAJ e dos demais espaços serão na sede da Univille, na Rodovia Duque de Caxias, 6.365, no bairro Iperoba, a partir das 18h30. Já a palestra comemorativa ao Dia do Advogado será às 19h30, no auditório do IFC, próximo ao prédio da Univille.