A Secretaria de Estado da Educação lançou, nesta quinta-feira (28/09), o Edital para cadastro dos estudantes no Programa Universidade Gratuita (PUG). O prazo, definido pela Secretaria, vai de 28 de setembro ao dia 25 de outubro. As informações sobre o cronograma, a Legislação e a área de cadastro já estão disponíveis no site www.ensinosuperior.sed.sc.gov.br.

O Programa Universidade Gratuita é um programa de assistência financeira ofertado pelo Governo de Santa Catarina. Ele oferece gratuidade das mensalidades para estudantes de cursos de graduação (Presenciais e EaD) em Universidades sem fins lucrativos, como é o caso da Univille, uma Universidade Comunitária. Para ser admitido no Programa Universidade Gratuita o estudante deve cumprir requisitos legais e regulamentares.

No site www.univille.edu.br/universidadegratuita os estudantes interessados podem tirar todas as dúvidas sobre os critérios e, também, acessar o checklist com os documentos necessários para comprovação.

Entenda alguns critérios:

Quais as regras para o cadastro dos estudantes?

•    Matrícula regular na Univille;

•   Ser natural de Santa Catarina ou residir no Estado há mais de 5 anos - contados retroativamente a partir da data de ingresso na Univille;

•    Preferencialmente, ser egresso do ensino médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial;

•    Possuir renda familiar per capita inferior a:

- 8 salários-mínimos nacionais, no caso de estudantes matriculados no curso de Medicina;

- 4 salários-mínimos nacionais, no caso dos estudantes matriculados nos demais cursos;

Posso realizar uma 2ª graduação pelo Universidade Gratuita?

Sim! Desde que o estudante tenha cursado a 1ª graduação em universidade pública federal, universidade particular ou com Bolsa ProUni.

Quais são as contrapartidas dos estudantes?

Os beneficiados deverão cumprir serviços à população do Estado - serão 20 horas a cada mês de benefício recebido - durante a Graduação ou até 2 anos depois da conclusão do curso. Em caso de não cumprimento das horas, o estudante deverá devolver o recurso financeiro ao Estado. Além dos serviços, os estudantes precisam ter aprovação em, pelo menos, 75% das disciplinas.

Quantas bolsas serão ofertadas?

Para o 2º semestre de 2023, segundo a Legislação do Programa, o recurso será de aproximadamente R$217 milhões, com a possibilidade de 28.500 vagas no Universidade Gratuita. A expectativa é que 89 mil vagas gratuitas sejam ofertadas no Ensino Superior até o ano de 2026.