O Auditório da Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem, no bairro Parque Guarani, Zona Sul de Joinville, estava especialmente preparado nesta manhã de terça-feira (26/09) para um evento muito importante. Os 31 alunos do 6º ano A participaram da formatura do Projeto Monitorando os Rios Pela Educação Ambiental, uma iniciativa da Univille, com financiamento da Döhler e apoio do Comitê Babitonga e Secretaria Municipal de Educação.

Foram 6 encontros em que os alunos participaram de diversas atividades educativas e lúdicas com foco no conhecimento sobre as bacias hidrográficas, o ciclo da água, consumo de água, o descarte de resíduos e a proteção dos rios, principalmente o Rio Itaum-Mirim, que tem o trajeto ao lado da Escola.  A Coordenadora do Comitê Babitonga da Univille, professora Therezinha Maria Novais de Oliveira, parabenizou os alunos e a equipe do Projeto pelas atividades realizadas durante a formação.

“Essa relação com o meio ambiente, ela deve ser desde criança, para que vocês se tornem adultos conscientes e que possam sempre contribuir com a preservação e conservação ambiental, em especial da água. Parabenizo cada um de vocês e seus familiares que, certamente, os apoiaram nesta jornada de fazer o curso”, destacou Therezinha.

José Mario, Diretor Presidente da Döhler, falou com o público sobre a importância da 13ª escola participante no Projeto e da satisfação em ver mais um grupo em formação com a presença de professores e familiares.

“Realmente é muito gratificante. Os formandos aqui têm a oportunidade de divulgar e ampliar esse conhecimento com os amigos, com os familiares. Com certeza, os pais que estão aqui presentes, é uma oportunidade de aprender um pouquinho mais. Nós vamos continuar neste movimento de dar oportunidade às crianças evoluírem e crescerem para tornar o nosso continente mais saudável”, destacou.

A Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem fica no perímetro da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. Por isso, os estudantes e a equipe do Projeto percorreram a região para conhecer o Rio e a importância de proteger os espaços da destinação incorreta de resíduos e lixo. Além do conhecimento, eles partiram para a prática e participaram da coleta de água do rio para realizar a análise de parâmetros, onde identificaram a qualidade da água e conseguiram identificar estratégicas de preservação e conservação dos recursos hídricos.