No último sábado (18/03) foi realizado o Seminário PIBID e RP com discussões acerca do livro “Educação como prática de liberdade”, de Paulo Freire. Foi uma manhã com discussões e aprendizagens sobre a prática de uma educação democrática, libertadora e inclusiva.

O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e o Programa de Residência Pedagógica - PRP são duas iniciativas financiadas pela CAPES que promovem a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura da Univille. O PIBID e o PRP da Univille desenvolvem suas atividades há mais de 10 anos propiciando que os estudantes de licenciatura desenvolvam projetos nas escolas das redes públicas estadual e municipal de Educação Básica.

Por meio da parceria da Univille com a Coordenadoria Regional de Educação de Joinville e com a Secretaria Municipal de Educação de Joinville, os estudantes de licenciatura da Univille atuam nas escolas com a preceptoria de professores das redes e a supervisão de professores da universidade.

O evento contou com a presença de Sônia Paul, responsável pela Coordenadoria Regional de Educação de Joinville, Cleberson de Lima Mendes, diretor na Secretaria Municipal de Educação de Joinville, Prof.ª Patrícia Magri, Pró-Reitora de Ensino da Univille, Prof.º Fernando Sossai e Prof.ª Claudia Gabardo, coordenadores do PIBID e RP Univille, diretores e professores das escolas municipais e estaduais, além dos professores e estudantes dos cursos de licenciatura da Univille.