Na quarta-feira, dia 17/05, ocorreram duas sessões da palestra "Sensibilização para inclusão e seus aspectos legais" no Anfiteatro II da Univille. A palestra foi uma oportunidade para os participantes conhecerem a importância da inclusão tanto no contexto social como também em seus ambientes de trabalho.

A abertura do evento foi conduzida pelo Reitor Prof. Alexandre Cidral, que ressaltou o papel da Univille, como uma Universidade Comunitária, para a inclusão de pessoas com deficiência. Ele afirmou que “é muito importante que a gente possa continuamente trabalhar essa temática da inclusão em todos os aspectos” e relembrou os que a cidadania é um dos valores da Univille, sendo um compromisso da nossa universidade.

Já a Adria Santos, maior medalhista feminina paralímpica do Brasil e responsável pelo instituto que leva o seu nome, foi a palestrante principal do evento. Ela, que perdeu a visão total aos 18 anos, falou sobre sua história e seus desafios como pessoa cega. Além disso, Adria afirmou como pessoas sem deficiência podem agir no dia a dia para não excluir outras pessoas. Ela ressaltou a importância de perguntar como ajudar e se a pessoa com deficiência quer alguma ajuda, além de acreditarmos no potencial individual. Adria também explicou um pouco sobre o papel do seu instituto na formação de crianças por meio de diversas atividades.

Já Ana Carolina Amorim, Procuradora Geral da Furj, trouxe uma perspectiva relacionada a igualdade de oportunidades, a promoção da acessibilidade, os direitos das pessoas com deficiência e as legislações vigentes.