O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), do curso de Ciências Contábeis da Univille, vai auxiliar toda comunidade da região com as principais dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda 2023 (IR). Os atendimentos serão gratuitos e acontecem no próximo sábado, dia 06/05, das 08h30 ao meio-dia, no campus da Universidade, no bairro Bom Retiro, zona Norte de Joinville. O prazo de entrega da declaração encerra no dia 31/05.

Segundo o coordenador do NAF, professor Mario Cesar de Ramos, as principais dúvidas apresentadas pela população são: quem deve declarar o IR, os valores gastos que podem reduzir o pagamento de imposto, as declarações em conjunto, declaração de bens e a periodicidade de atualização, quem pode ser considerado (a) dependente do declarante.

O que a população deve trazer no sábado

Para que os estudantes possam otimizar e oferecer um atendimento detalhado, é importante que os interessados tenham o Informe de Rendimentos e outros documentos relacionados às despesas e bens. Para tirar dúvidas da Declaração Pré-preenchida, é necessário ter o cadastro na plataforma Gov.br com nível prata ou ouro.

Receita espera superar declarações de 2022

A expectativa da Receita Federal é receber, em média, 39,5 milhões de declarações, superando as declarações de 2022 que passaram de 36 milhões. Nas primeiras semanas do mês de abril, segundo Receita Federal, mais de 15 milhões de brasileiros já haviam encaminhado suas declarações.

O quê?

Tira-dúvidas Declaração do Imposto de Renda;

Quando?

06/05/2023 das 08h30 ao meio-dia;

Onde?

Univille Universidade - campus Joinville - Bloco A - sala 111.