Os alunos da 4ª série da Escola Municipal João Bernardino da Silveira Junior, do bairro João Costa, em Joinville, participaram na manhã desta quarta-feira (21/06) da 11ª cerimônia de formatura do Projeto Monitorando os Rios Pela Educação Ambiental da Univille. O evento contou com a participação da Diretoria e professores da escola, pais e responsáveis dos alunos, além das equipes da Döhler, Secretaria Municipal de Educação, Comitê Babitonga e Univille - a executora do projeto.

Foram 6 encontros em que os 34 estudantes e equipes do Projeto participaram de diversas atividades, como educação ambiental, palestras sobre destinação de resíduos, criação de folders com informações sobre proteção e conservação, além de atividades de análises da qualidade da água do Rio Itaum-Mirim que fica localizado na região da escola. Agora, certificados, os alunos passam a ser os Monitores da Qualidade da Água.

A Vice-Reitora da Univille, professora Therezinha Maria Novais de Oliveira, compartilhou com os alunos e convidados, o compromisso da Universidade com o meio ambiente e sustentabilidade e a importância da água. Além também, das parcerias realizadas entre Universidade, Döhler e a Prefeitura de Joinville via Secretaria da Educação que recebe o projeto nas escolas municipais da cidade e do apoio dos professores no desenvolvimento das atividades.

“Para nós da Univille, é extremante significativo. A Univille, dentro dos seus 58 anos em Joinville, dos quais 27 já como Universidade, tem no seu DNA e no seu início como projeto de Universidade, duas questões extremamente importante para a nossa vida que é o meio ambiente e a educação”, destacou a Vice-Reitora.

O CEO da Döhler, José Mário, reforçou que a empresa participou, desde a sua fundação, socialmente do crescimento de Joinville. “Esse programa Monitorando os Rios vem ao encontro da nossa governança e a o nosso comprometimento social com a sociedade de um modo geral e ao crescimento da própria cidade”, destacou.

A Diretora da Escola, professora Jussara Maria Gomes Haag, destacou a felicidade em receber o projeto e a participação de toda comunidade escolar no processo de aprendizagem, conhecimento e crescimento pedagógico, além do processo de inclusão.

Histórico

O Projeto Monitorando os Rios já realizou 11 formaturas com estudantes do ensino fundamental da rede municipal de educação de Joinville. São, aproximadamente, 330 alunos que passaram pelo formação e certificados. A estimativa do Projeto é que as ações impactaram mais de mil pessoas, entre comunidade escolar, familiares e os próprios estudantes que participam da iniciativa.