A professora e profissional sênior da Univille, Nelma Baldin, foi empossada como membro da Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes, a Anacla. A cerimônia aconteceu nesta semana, em Florianópolis, e empossou outros integrantes para a Academia, que tem como objetivo cultivar, incentivar e promover a criatividade e o desenvolvimento das Letras, Artes e Ciências.

Ao ser empossada, a professora destacou a felicidade e, também, o sentimento de responsabilidade. “Sinto-me honrada por pertencer a essa Academia que apesar de recente, ainda, está presente em quase todos os Estados da Federação e abriga, nas suas fileiras, artistas, cientistas, pesquisadores, escritores, professores, intelectuais, enfim, acadêmicos das mais diversas áreas do conhecimento e da cultura’”, pontuou.  A cadeira ocupada por Nelma será a de número 52 e tem como patrono Leonardo da Vinci.

Recém-criada, a Anacla tem grande importância para pesquisadores, escritores, literários, produtores de cultura e arte, entre outros, auxiliando em exposição e eventos em Santa Catarina, no Brasil e no exterior.

“Mas não só, faculta a visibilidade da produção científica e literária seja na análise e elaboração de projetos ou de seminários sobre temas científicos relevantes, seja possibilitando acesso mais facilitado a Editoras e a centros de divulgação. Enfim, existe um cabedal de possibilidades que se abrem para as diversas áreas do conhecimento voltadas para a celebração da nossa diversidade científica, artística, literária e cultural”, lembrou Nelma

A experiência como docente, segundo a professora, pode ser um grande diferencial na elaboração e análises de projetos, organização de eventos científicos e na produção de eventos e na valorização dos talentos. Tenho uma vasta experiência como professora e pesquisadora e sinto que nessa Academia encontrarei amplas possibilidades de contribuição em todas as áreas que a ANACLA abraça”, finalizou.