A universidade comunitária da região de Joinville, Univille, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Ingresso no curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, através do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR Equidade.

Este curso superior habilita professores para atuar no Ensino Fundamental II, no Ensino Médio e na Educação de Jovens Adultos (EJA) em Escolas Quilombolas e/ou Educação Escolar Quilombola.

A inscrição para o processo seletivo não tem cobrança de taxas, é de graça, assim como as mensalidades do curso, que serão pagas pela Capes, órgão do governo federal responsável pela formação de professores da educação básica no Brasil. Além desse custeio de 100%, a Capes também pagará uma bolsa mensal no valor de R$ 700 para os alunos quilombolas, pretos e pardos.

A Univille está oferecendo 30 vagas para início das aulas a partir do próximo dia 3 de agosto. As aulas ocorrem às quartas-feiras à noite e aos sábados, das 8h às 18h, durante 4 anos.

Pelo menos 15 vagas estão reservadas para professores da rede pública da educação básica e/ou redes de formação por alternância que já atuem na educação quilombola sem ter formação adequada, dando-se preferência àqueles que são quilombolas.

As demais vagas serão destinadas preferencialmente para quilombolas, pretos e pardos. Se sobrarem vagas, serão remanejadas para os demais inscritos.

O processo seletivo ocorrerá em etapa única, a de análise curricular, considerando como critérios: lecionar na educação quilombola e/ou em escolas quilombolas; lecionar na rede pública; o tempo de serviço nessas atuações; pertencer à comunidade remanescente de quilombolas, autodeclarar-se preto ou pardo. Para se inscrever, é preciso ter concluído o Ensino Médio.

As inscrições terminam nesta sexta-feira e podem ser feitas pela internet. A Central de Atendimento ao Acadêmico da Univille está à disposição para ajudar interessados com dificuldades, seja na documentação necessária ou no acesso à internet. O contato pode ser feito pelo whatsapp: 47 98836-7106.

O Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR Equidade tem como objetivo principal a formação de professores para atuar nas escolas públicas, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade social, garantindo assim uma educação de qualidade para todos.