A vice-coordenadora do Curso de Graduação em Naturologia da Univille, Profª Raíza Cainã, representou a universidade na audiência pública sobre o Dia Nacional do Profissional Naturólogo, promovida pela Câmara dos Deputados, no último dia 2/7, em Brasília-DF.

O naturólogo profissional graduado em Naturologia se diferencia pela sua profunda compreensão da interconexão entre corpo-mente e demais aspectos biopsicossociais. Esse reconhecimento em lei é fundamental para valorizar nosso trabalho incansável, dia após dia, dos estudantes, professores, pesquisadores e profissionais atuantes na rede pública e privada”, defendeu a Profª Raíza durante sua manifestação na audiência pública.

O debate no âmbito da Comissão de Cultura foi proposto pela deputada Erika Kokay (PT-DF), relatora do projeto de lei que regulamenta a profissão de naturólogo e estabelece o dia nacional da profissão, a ser celebrado em 23 de março. O PL 5620/23 é de autoria do deputado Reimont (PT-RJ). Após passar pela Comissão de Cultura, o projeto deverá ser analisado pelas comissões de Saúde e de Constituição, Justiça e Cidadania para, na sequência, ser votado em plenário.

Audiência Pública

"A profissão de naturólogo se dedica à promoção da saúde e do bem-estar por meio de práticas naturais", explica Erika Kokay. "A instituição do Dia Nacional do Naturólogo visa oficializar a importância da profissão, valorizando quem atua na área", defende a deputada. Ela ressalta que a data já é celebrada em vários estados e municípios.

Foram convidados para a audiência pública: Caio Schlechta, vice-presidente da Federação Mundial de Naturopatia (World Naturopathic Federation); Neila Lopes, presidente da Associação Brasileira de Naturologia; Elvis Roberto Giacomim, secretário-geral do Fórum Parlamentar das PICS da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, além de profissionais de vários estados brasileiros.

Participantes da audiência pública

Através de um vasto arsenal de práticas integrativas e complementares como fitoterapia, aromaterapia, recursos expressivos, acupuntura e tantas outras práticas baseadas em evidências, medicinas tradicionais e modernas, o naturólogo atua na prevenção, na promoção, na educação em saúde, buscando a causa dos adoecimentos e também o entendimento do ser humano como um todo. Então, a naturologia se configura como essa aliada essencial para inúmeras doenças: crônicas, agudas, não-transmissíveis e outras tantas que assolam a sociedade”, destacou Raíza.

Então, para muito além da prática clínica, a naturologia se destaca por sua robusta base científica, os mapas de evidências elaborados por pesquisadores renomados compilam centenas de estudos que comprovam a eficácia de diversas práticas naturopáticas no tratamento de diferentes doenças e na promoção da saúde”, completou.

Da esquerda para direita: Raíza Cainã, Deputada Erika Kokay, Caio Schlechta e Maria Eugênia

O curso de graduação em Naturologia da Univille é reconhecido pelo MEC e possui conceito máximo (5) pelo Inep. Criado em 2019, foi o terceiro do País. O curso está voltado ao ensino, a pesquisa e a utilização de práticas integrativas e complementares, as quais são terapias naturais voltadas a prevenção, educação em saúde e o tratamento de doenças ou distúrbios físicos, mentais e emocionais, contemplando a multidimensionalidade, no intuito de trazer maior qualidade de vida ao ser humano.