A Univille participou, nesta quarta-feira (23), da 2ª edição do TEDx São Francisco do Sul. O Professor Paulo Marcondes Bousfield, coordenador do curso de Sistemas de Informação e diretor do Inovaparq, fez parte da programação do evento com o talk “Futuro, tecnologia, humanidade: o que a inteligência artificial tem a ver com isso?”. A solenidade aconteceu no Terminal Turístico Naval e contou com intervenções artísticas e exposições, além de palestras sobre o cenário da inovação, processos pedagógicos, gestão da experiência e identidade. 

Recorrente na sociedade desde 2022 com a chegada do Chat GPT, a Inteligência Artificial (IA) tem sido pauta de debates constantes. Baseado no Discurso do Método do filósofo René Descartes, o docente enfatizou, durante a sua apresentação, que a IA, enquanto tecnologia, e a humanidade não evoluem de forma isolada, mas seguem caminhos interligados.

A começar pela origem do termo “inteligência artificial”, que denota um poder de escolha e remete ao ser humano. Para Marcondes, de acordo com essas definições, IA é um tipo de inteligência produzida pelo homem para atribuir às máquinas algum tipo de habilidade que simule o intelecto, mas de forma não natural. 

Por sua vez, a tecnologia atribuída no processo de computação e a sua aplicação atual correspondem a um conjunto de habilidades que facilitam tarefas e ampliam capacidades, como é o caso do papel da ferramenta na aceleração do progresso científico.

“A ciência cresce muito a partir da IA. Existem casos notáveis na saúde como o dobramento de proteínas, o Robô Laura que auxilia em situações de sepse e prevenção de doenças. Na meteorologia, ela nos ajuda a fazer simulações climáticas de elevada compreensão, e também a descobrir novos materiais e ligas”, evidenciou.

Os desafios futuros, em relação à humanidade e a ferramenta tecnológica, ainda são desconhecidos. Mas uma coisa é certa, segundo o docente: é imprescindível encarar os dilemas humanos que dizem respeito à IA.

“É necessário que exista uma regulamentação e que alguém seja o responsável. Antigamente, as ferramentas eram uma enxada ou uma roda, hoje é o software, o computador e, consequentemente, a IA. Arrumando esses entraves éticos e regulamentares, teremos uma ferramenta que trará benefícios para as nossas vidas, como vistos aqui”, finalizou.

Iniciativa independente compõe TED Global

Idealizado de acordo com as diretrizes do TED Global (Technology, EntertainmentDesign), o TEDx é uma atividade independente que acontece ao redor do mundo, com enfoque em ideias que inspiram e que provocam reflexões. 

Na edição deste ano do TEDx São Francisco do Sul, com base no tema “X da Questão”, o propósito é despertar considerações e trocas sobre futuros possíveis, desafios contemporâneos e dilemas modernos.