A 1ª edição do Univille na Comunidade foi um marco de integração e compromisso social. O evento, que aconteceu no último sábado (12) reuniu professores, alunos e pessoal administrativo em torno de um objetivo comum: transmitir os fazeres diários da nossa universidade à população, em matéria de serviços, atendimentos e cultura.
A abertura da celebração ficou a cargo do Coral Univille. Sob regência do maestro Mário Klemann, o grupo apresentou cinco canções — “Jingle da Univille”, “Vilarejo”, “Viva la vida”, “A ordem das árvores” e “Certos Amigos” — que embalaram os momentos iniciais da manhã, com pausas para contextualização de cada peça musical e interações com o público.
Segundo o Reitor, o Prof. Dr. Alexandre Cidral, esse formato de evento busca consolidar a relação da universidade com a população e promove, de forma gratuita, serviços que reafirmam o protagonismo social da Univille.
"Quero agradecer a mobilização das nossas equipes, desde o pessoal administrativo, professores, bolsistas e estudantes. A ideia é que seja um evento itinerante e que tenha mais edições ao longo dos meses. Iremos levar ensino, pesquisa, extensão e interações culturais aos bairros para que possamos fortalecer o vínculo da nossa universidade com os habitantes", destacou.
Além de estreitar laços, a ação incentiva o desenvolvimento local, de acordo com coordenador do Ead Univille, Pablo Peruzzolo. Tal característica é inerente à marca e dialoga diretamente com o que o Polo Itaum coloca em prática diariamente.
"A Univille veio até o Itaum e abraçou tudo aquilo que ela pode entregar em prol da comunidade. Essa atividade exalta o propósito da instituição, que é justamente mostrar aquilo que ela faz e continuará fazendo enquanto universidade comunitária. O polo é uma extensão disso, porque vários alunos estudam e só continuam por estarem próximos dele", enfatizou
Sob o ângulo acadêmico, a vivência comunitária faz toda a diferença. Para Maria Clara, estudante do 10º semestre de Engenharia Ambiental e Sanitária, aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula enriquecem a sua formação.
"O valor da interação que temos com a comunidade é imensa. Enquanto aluno, conseguimos aplicar tudo que aprendemos na universidade. No fim, torna-se uma comunicação mais acessível e abrangente por conta desse aprofundamento", ponderou.
Moradores reconhecem a relevância do ensino promovido pela instituição
Leonor Pedro Schmidtz e Olinda Hames Schmidtz, ambos aposentados, ficaram sabendo do evento através de um conhecido. Anteriormente, conheciam a Univille apenas de nome, mas ficaram curiosos quanto à proposta e foram um dos primeiros a chegar ao terminal.
"Estávamos fazendo uma caminhada por aqui e aproveitamos para visitar. Gostamos muito do que vimos, principalmente do coral. Achamos importante ter a presença da Univille no nosso bairro", destacou.
A programação incluiu atendimentos e orientações em saúde, construção de brinquedos de papel, contação de histórias, demonstração de impressão 3D e robótica, oficina de papel reciclado e atividades recreativas de todas as áreas do conhecimento.
A próxima edição do Univille na Comunidade será no dia 16 de agosto no Campus Univille.