A Univille realizou o 1º Seminário de Acompanhamento do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) nesta sexta-feira, dia 29. Os representantes de cada programa apresentaram aos demais as ações que estão sendo desenvolvidas, escopo de atuação e produções científicas previstas para o período de vigência.  

Segundo uma das coordenadoras do PROEXT-PG, a Profa. Dra. Yoná da Silva Dalonso, essa articulação demonstra a chance de evidenciar o potencial da extensão em nível local.  

"É uma forma de demonstrar para a comunidade de que maneira as pesquisas científicas podem promover impacto na sociedade e contribuir para o desenvolvimento. Essa participação só reforça ainda mais o papel comunitário da instituição e a importância que a extensão comunitária possui, pensando todos os nossos programas stricto sensu", constatou. 

Para o Prof. Dr. Luiz Melo Romão, também dirigente da iniciativa, a integração entre os PPGS é outro aspecto que deve ser ressaltado — dado a aproximação e o diálogo frequente para alinhamento de ações. 

"Há uma integração em comum entre os PPGs e o desenvolvimento de cada ação de extensão. A proposta de hoje é realmente conversar, entender o que está sendo desenvolvido e estabelecer metas para a continuidade do programa", ressaltou.

Sobre o PROEXT-PG 

Estipulado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a iniciativa visa "contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade", de acordo com o Ministério da Educação.  

A Univille está inserida nesta iniciativa com o projeto "Univille na Comunidade: Ações de extensão para formação profissional, humana, sustentável, ética, criativa e política da sociedade por meio da Pós-graduação Stricto Sensu", com prazo de execução de 36 meses e focado em ações como: preservação e sustentabilidade do meio ambiente, melhoria da qualidade da educação básica, melhoria da saúde e da qualidade de vida da população, promoção de desenvolvimento cultural, formação de mão de obra, além de outras medidas.