Na segunda-feira (22), a Univille deu início à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Com objetivo de gerar discussões sobre qualidade de vida e atividades práticas, o ato de abertura foi oficializado no Anfiteatro da Biblioteca, com a presença da nossa comunidade acadêmica, membros da CIPA 2025/2026 e a Reitoria da Universidade.
A semana, que ocorre nos campi Joinville, São Bento do Sul e na Unidade São Francisco do Sul, é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com a ideia de gerar "conhecimentos e troca de experiências pertinentes para o ambiente de trabalho".
Segundo o Técnico em Segurança do Trabalho da Univille, Claudemir Martins, a programação deste ano destaca discussões vistas nas reuniões da comissão da CIPA e que, após consideração, foram concretizadas em ações para o evento.
"Eles levaram em conta as questões que envolvem, realmente, à saúde mental e o próprio corpo, sempre lembrando que essas duas estão associadas. Teremos prática de mindfulness, yoga e palestras, com propósito de trazer reflexões para cada um dos participantes", informou.
Ainda durante a abertura, o Diretor Administrativo-Financeiro da Univille/Furj, o Professor Mário Cesar de Ramos, ressaltou a importância do momento e da pausa para reflexão.
"É sempre um privilégio termos tempo para parar nossos afazeres e questionar até que ponto estamos nos cuidando, enquanto pessoa, para que possamos ser um profissional cada vez melhor. Espero que possamos utilizar os conhecimentos obtidos aqui para o nosso benefício", frisou.
O Reitor Alexandre Cidral, por sua vez, pontuou o aspecto humanístico do evento.
"Relacionamento humanos são a base de qualquer processo de qualidade, seja no ambiente de trabalho ou familiar. Claro que muitas vezes isso exige um olhar para si, e processos de autoconhecimentos como esses colocados aqui são benéficos", defendeu.
Psicóloga traz perspectiva de saúde mental no ambiente de trabalho
A profissional em saúde mental, Carol Durando, comandou o segundo momento do evento. Durante a sua fala, a psicóloga exemplificou e trouxe pontuações sobre doenças mentais e suas diferenciações.
"Quando a gente consegue lidar com emoções e com os nossos pensamentos, atingimos certo equilíbrio, o que afeta diretamente na saúde mental. É ela que vai trazer qualidade de vida, mesmos nos dias difíceis", constatou.
A SIPAT 2025 se estendeu até sexta-feira (26), com programação nos campis Joinville, São Bento do Sul e unidade São Francisco do Sul.