Na tarde de quarta-feira (01), a Univille realizou a entrega da Praça da Ciência, projeto desenvolvida com apoio do FINEP/MCTI. Localizado no Bloco A, o espaço tem como objetivo promover a educação ambiental, divulgação científica e servir como local de visitação. 

De acordo com a Profa. Karin Esemann de Quadros, membra da equipe responsável pela formulação do projeto, a Praça da Ciência é resultado de um esforço coletivo, agora materializado e à disposição dos visitantes.

“O nosso objetivo é mostrar uma série de ações que já vinham sendo desenvolvidas dentro da Univille e que agora tomam forma através da praça”, exemplificou.

Além da docente, a equipe que encabeça a iniciativa é formada pelas Professoras Denise Mouga, Elzira Munhoz e Yoná Dalonso, que estiveram à frente do edital aprovado em 2023. 

Para o Reitor da Univille, o Prof. Dr. Alexandre Cidral, a Praça da Ciência tem o potencial de aproximar a comunidade do que é feito diariamente dentro da Universidade, em termos de ensino, pesquisa e extensão.

 

"Proporciona a possibilidade de desenvolver atividades de educação ambiental, tanto para escolas da rede pública quanto privadas da região, como também pode acolher adultos e famílias, pessoas que tem interesse em conhecer um pouco da nossa fauna, flora e o que temos no nosso contexto de biodiversidade da região”, pontuou.

Novos atrativos incluem dioramas e trilha revitalizada 

Entre os novos espaços, está o Corredor Científico. Composto por seis dioramas com animais taxidermizados, a instalação recria os habitats naturais de cada espécie. No mesmo trecho, há uma coleção de madeiras provenientes da Mata Atlântica, características da região. 

Outro ponto de destaque é a Trilha von Martius, localizada no Jardim Botânico, que também foi revitalizada e servirá de ponto de visitação.

Os visitantes que desejarem esclarecer dúvidas ou se aprofundar no tema podem acessar os QR Codes e as placas informativas distribuídas pelo ambiente. 

Ainda no mesmo dia, a nossa comunidade acadêmica realizou o plantio de 60 mudas de árvores no Jardim Botânico, em homenagem ao Jubileu de Diamante da Univille.   

Para mais informações em relação sobre a Praça da Ciências, clique aqui.